quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

GNR - Autoridade ou Emprego

Para que serve a Guarda Nacional Republicana?
Há alguns anos esta instituição era respeitada, e impunha a autoridade.
Hoje, fruto das modificações operadas dentro da própria instituição, transformou-se num centro de emprego, onde os militares asseguram os seus ordenados, escudando-se na própria lei para não actuar, repondo a ordem e a segurança.
O excesso de zelo com que se perseguem os que tentam ganhar a vida trabalhando, rivaliza com o excesso de zelo com que se alheiam dos problemas causados por individuos sem poiso certo.
Os bolides de alta cilindrada dos que nada fazem rivalizam com os FIAT 600 dos que trabalham, as crianças amontoadas nos bancos da frente rivalizam com a obrigação das cadeirinhas atadas aos bancos traseiros...
Para uns, que integram a sociedade, olho vivo e pé ligeiro, tal pepe rápido de caneta em punho, enquanto para outros, os que não querem ser integrados na sociedade, observa-se a paisagem com um trotear de assobio, permitindo tudo.
Que opinião têm os que cá vivem da sua G.N.R.?

11 comentários:

  1. A perseguição aos báres é de mais.
    Mais valia que olhassem para os ciganos!

    ResponderEliminar
  2. Oxalá todos cumprissem a sua missão como a GNR o faz. Se mesmo assim as regras mínimas de convivência social são cilidradas imagino como seria...
    Com o merecido respeito não me parece de grande seriedade perguntar "Para que serve a Guarda Nacional Republicana?"

    Quando o poder político assume comportamentos de excepção com as minorias, a maioria aplaude. Se a GNR segue o mesmo critério é apedrejada. Haverá coerência?

    ResponderEliminar
  3. Penso que é para comentar sobre autoridade ou emprego!
    Quanto á autoridade os politicos têm retirado tudo ás forças de segurança, e a justiça está como está. Uma vergonha.
    Se é emprego?
    Claro que é. O ordenado é certo, mas ao que se sujeitam parece-me que são mal pagos.
    A GNR´são como os Bombeiros.
    Muitas criticas mas quando estão aflitinhos bem se ouvem:
    Oh da Guarda! Oh da Guarda!

    ResponderEliminar
  4. são uns inuteis. não há melhor palavra para os definir. ah esperem... incompetentes!! também não fica mal. O franganito ta de volta aos roubos, confessa o que fez e é deixado em liberdade, só porque não foi apanhado no ato? sim porque da outravez foi apanhado na casa de banho de uma velhota a dar banho!!! e assim vai este país, com a bela da GNR a liderar pela competencia. e o mais engraçado é que os roubos continuam!

    ResponderEliminar
  5. Nunca escrevi neste blog e nem tenho intenção de o fazer, deixo só este pequeno texto, que escrevo com angustia e vergonha. Na minha Opinião este blog é uma vergonha para o nosso concelho.Onde devem falar e dar a cara não o fazem. Aqui anónimamente é bem melhor. São todos uma data de cobardes que não tem coragem de ir às assembleias dizer tudo isto.Homens?????Vocês são todos uma data de parasitas que não fazem nada pela vossa terra...Aliás, fazem sim:Boicotar o trabalho de quem tem vontade de tirar estas gentes deste atraso em que vivem.Nunca este concelho vai para a frente, com socialistas, comunistas e social democrátas deste calibre não se faz nada...Metam-se em casa!
    Como hoje é o dia da Mulher ... esta é a opinião duma Mulher.

    ResponderEliminar
  6. OOOhhh!!!
    O Sr./a Moderador/a deste espaço está com medo que os comentários dos seus visitantes fujam ao seu controlo! Por isso apaga alguns dos que não lhe convém! Como sempre, “o que é meu é meu, o que é teu é meu!”

    www.vidigueirafuturo.blogspot.com

    www.vidigueirafuturo.blogspot.com

    www.vidigueirafuturo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Pois acho que esta GNR,esta muito a quem.Se uma pessoa põe um carro mal estacionado,aí que lá estam eles.Mas o mais engraçado é quando por ventura passo por o Castelo e me deparo com a Rua cortada, pelas viaturas dos ciganos e a GNR, nada faz, uma coisa é a defesa as étnias outra é cumprir a lei.Assim imagino a vida de quem ali mora, na lei da Selva.E a autarquia e o IPPAR,que tanto defendem o Patimónio e se fecham em copas.TENHAM DÓ DE QUEM ALI MORA:

    ResponderEliminar
  8. A GNR é neste momento o retarato do nosso governo, há 30 ano atrás que mandava, bem ou mal os destinos da Guarda eram 3 pessoas, 1 sua Ex.ª o Sr.Presidente da República, 2 o Sr.º Ministro da Administração Interna e em 3 os Ex.mos Oficiais Generais. Neste momento ném o Governo sabe quem manda. Como é possivél a Bt ser extinta???? O português tem o hábito apena de criticar, mas também deveria verificar que para os própios militares eta situação não é fácil. Ponhão os vossos Olhinhos é na Vergonha que se passa em cada Fim-de-Semana na Nossa CMVidigueira, onde a BANDEIRA NACIONAL, o SIMBOLO MÁXIMO DA NAÇÃO LIVRE E INDEPENDENTE, É ASTEADA NA SEXTA-FEIRA HÁ TARE E PASSA LÁ TODO O FIM-DE-SEMANA! É UMA VERGONHA MEUS SENHORES!

    ResponderEliminar
  9. Para alguns:

    Nos vossos trabalhos e empregos, não fazem o k o vosso patrão vos diz para fazer?
    É k na GUARDA passa-se isso a não ser k vocês sejam todos patrões, o k dúvido. Mas sabe bem é kdo acontece alguma coisa, chamarem logo a GUARDA.
    Deixem os homens e mulheres trabalharem em paz.

    ResponderEliminar
  10. Este bloguesinho é só mais um entre tantos. Funciona assim: Um dia alguém levanta-se da cama, vai ao WC e tem uma terrivel diarréia cerebral. Surge então o tema a colocar no blog, como se de um isco se tratasse para capturar os comentários daqueles que de tudo falam e de nada percebem. Velhos do Restelo.
    Quanto ao tema que aqui foi colocado, apraz-me dizer que, se neste país não houvesse o Governo, os Árbitros, a GNR e o Pinto da Costa, de quem é que estes Senhores Doutores diziam mal??
    Criticar por criticar, não vai melhorar a sociedade onde vivemos. É preciso agir e dar a cara. Mas no devido local.

    ResponderEliminar
  11. Em Memória dos antigos GNR,s29 de novembro de 2009 às 22:35

    E onde é o devido local? No posto da GNR da Vidigueira? Não é de certeza!
    É com espanto que assistimos há colocação de grades nas janelas do posto da Gnr da nossa terra. Como é possível? Estarão por ventura com medo dos ciganos? Não tenham medo! Pois sempre podem distribuir o armamento existente, pelos ex militares desse posto, que cumpriram melhor a missão da Guarda que esta nova geração. Este últimos que só sabem andar a de carro, sim, porque a pé é mentira! Alguns deles não dizem um bom dia aos cidadãos, que descontam para o estado, estado esse que paga ao senhores agentes os ordenados. Ordenados esses bastante chorudos! É uma vergonha meus caros “Amigos”. Alguns de vós deveriam ter entrado para a GNR no tempo do sargento Durão, sim porque nesse tempo as patrulhas faziam se de noite, a pé, com a G3 ás costas, com as plainas e o capote. Estou a falar de algo estranho para os senhores??? Não conhecem? Pois não passaram por isso. Já para não falar que os “desgraçados”, andavam com uma caderneta na mão de monte em monte e os proprietários ou caseiros tinham que assinar, fizesse chuva ou sol, ai estavam, no terreno. Pois porque é no terreno que os cidadãos Vos querem ver a defender os mesmos, não é esse o vosso lema, “Pela Lei e Pela Grei”. Talvez se convivessem com os ancestrais camaradas, talvez aprendessem algo de importante que é o espírito de camaradagem. Algo que muitos de vós não sabeis o que é!
    É a este ponto que a GNR da Vidigueira chegou, indivíduos que tem um elevado grau de escolaridade, mas que não tem os VALORES MORAIS básicos para se ser um bom cidadão.

    ResponderEliminar