domingo, 25 de outubro de 2009

Obras e estaleiros

Quando nos aproximamos da data de tomada de posse do novo executivo, a grande interrogação centra-se em quem será o novo responsável pelas obras municipais e pelos estaleiros da CMV.
Luis Pestana seria o nome natural para ocupar o lugar, passando Lena d'Aguilar a tomar conta da Cultura e do Social.
Ou vamos estar perante um super-presidente a assumir também estes pelouros que eram da responsabilidade de António Teles?
Deixem-nos a vossa opinião.........

14 comentários:

  1. Um super presidente, ou um presidente que não pretende partilhar competências?
    As grandes lideranças são aquelas que conseguem delegar o poder...

    ResponderEliminar
  2. O tempo em que que o ex-Presidente Carlos Goes governava sózinho já passou, estamos na era da delegação de competências com pelouros distribuidos pelos vereadores. Não há pessoas insubtituiveis, assim, chegou o momento do Vereador Luís Pestana assumir as suas responsabilidades em qualquer Pelouro, porque o periodo de aprendizagem já acabou. Naturalmente ninguém nasce ensinado, assim, o vereador responsáveel pelas obras deverá rodear-se de uma equipa competente para que o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido tenha continuidade sem sobressaltos. A Câmara tem os seus Técnicos e funcionários competentes e que sempre souberam dar o seu melhor, cabe ao vereador fazer funcionar a equipa.

    ResponderEliminar
  3. o nome luis amado diz alguma coisa?

    ResponderEliminar
  4. O Luis Amado também é vereador?

    ResponderEliminar
  5. Não acredito que o Luís Amado, venha exercer este cargo, no estaleiro.
    Pois acho o Pestana capaz de levar o seu trabalho para a frente.
    Pois têm imensa gente no estaleiro da câmara, capaz de o ajudar, escolha bem a equipa e tudo funcionara, agora não puxe aqueles que nada sabem fazer.
    Pois o pelouro é dele deve ser ele a comandá-lo.

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvida o Presidente vai assumir os estaleiros e as obras municipais.

    ResponderEliminar
  7. Obras...obras...mas as "obras" que acontecem dentro das piscinas isso é que ninguém vê.

    ResponderEliminar
  8. (O Anónimo de 40 Anos):

    É verdade que os tempos são outros. Há 25 anos atrás a CMV fazia muitas obras por administração directa, i. e. sem entragar a terceiros (leia-se, empreiteiros). Tal era possível porque: 1) os empregados da CMV trabalhavam, em média, mais de 40h/semana e em muitos fins de semana inclusivé; 2) as competências atribuídas aos municípios não eram, nem de perto nem de longe, as que são hoje (que são basicamente transversais a todas as áreas). É tanto ou mais difícil gerir uma Câmara de um concelho com 5,000 pessoas como uma com 50,000 pois o número de competências é o mesmo e os recursos humanos organizativos disponíveis são muito menores no primeiro caso.

    Assim, há 25 anos um Presidente podia ser muito centralizador (e tem mesmo de o continuar a ser pois, em última instância ele é o responsável número 1 por algo de errado que aconteça) mas, para conseguir ter uma visão global sobre tudo tem necessáriamente que delegar.

    Por outro lado, segundo a minha opinião, o número 2 da CMV é como um Vice presidente, isto é, deve ser o "backup" presidente da câmara nos diversos pelouros e deve assegurar a execução das diversas Obras em termos de monitorar empreiteiros a quem as obras foram adjudicadas (atrasos, trabalhos a mais, etc) e gerir toda a estrutura interna de fiscalização (arquitecto e/ou engenheiro civil, electrotécnico, etc). É uma boa função para o Luis Pestana.

    Os estaleiros são uma coisa à parte. Trata-se, como começei no meu texto, da parte das obras com administração directa da CMV. O nome do Luis Amado não me escandaliza de todo pois tem perfeita capacidade técnica e interpessoal de gerir com eficácia um grupo de pessoas. Há eventualmente mais uma ou duas opções para o cargo.

    O Luis Amado (ou outro) deverá reportar directamente ao Luis Pestana e este (necessariamente) ao Presidente. Esta hierarquia garante que não há 2 pessoas a partilhar duas responsabilidades.

    Como uma vez concluí sobre o assunto: "a irresponsabilidade é proporcional ao quadrado das pessoas envolvidas na execução de uma dada tarefa".

    ResponderEliminar
  9. Essas são da responsábilidade da esposa do Sr. Luis, o marido nos estaleiros e a esposa nas piscinas.

    ResponderEliminar
  10. Pois bem, ainda nem passou um mes e coisas começaram a aparecer... Para que querem 5 pessoas candidatas á Camara se quem vai para acessor é o Presidente da Junta de Vila de Frades... (Inácio estas perdido).
    Com que então o Rui Raposo não tem formação académica para ir para Vice-Presidente e tem que ir para acessor... Lena que vais fazer tu? Ouvi dizer que a EPAC ia abrir novamente, é verdade?
    João Carlos Goes, es sempre o mesmo sempre no fim do pelotão ate pareces o Sergio Paulinho a levar o Alberto Contador á vitoria no Tour...
    Sr Presidente porque nao cria os Secretários de concelho, já viu a quantidade de acessores que tem... Não sei se não tera mais acessores que o Pinto da Costa, sim porque esse senhor tem muito que se lhe diga, assim vai o meu Porto, nao se nota so damos aos 5 e aos 6 e ha quantos anos nao ganhamos a uma equipa inglesa, e ate que enfim que o Queiróz viu que o melhor avançado era Brasileiro ou melhor Brasileiro naturalizado Portugues so precisamos de ter é Paciencia porque há sempre um Salvador...
    Não para o deitar abaixo, mas olhe que esta a entrar mal... Mas não há crise, no ultimo ano do mandato faz-se umas obras e a coisa muda de figura...

    Mudando de assunto, será que o Guido daqui a 4anos vai ser o Decreto d'Lei, consquistou o Coração a uma senhora que estava na Lista da CDU... Afinal o Chico também pensa!!!

    A Sra.Amado nas Piscinas??!! Opá, nao gozem cmg...

    Nao sei se entendem isto como uma critica, mas apenas estou a dar a minha opinião...

    Cá do eu, para voces todos abraços e beijinhos

    ResponderEliminar
  11. "A" das piscinas que não faz mais nada a não ser passear nas horas em que devia tar a limpar, isso parece que os superiores não vêm, vejo muitas vezes essas senhora a hora do expedîente no seu carro e não é nas piscinas.

    ResponderEliminar
  12. Os assessores dos executivos. não têm de ser membros da lista não eleitos....é um equivoco que demonstra alguma ignorâqncia sobre a forma de funcionamento das autaquias. Os assessores são pessoas da confiança dos executivos eleitos e que podem contribuir para o trabalho destes por serem portadores de competências especificas, ou por terem conhecimentos técnicos ou interpessoais em áreas importantes...

    ResponderEliminar
  13. Mudando de assunto, será que o Guido daqui a 4anos vai ser o Decreto d'Lei, consquistou o Coração a uma senhora que estava na Lista da CDU... Afinal o Chico também pensa!!!
    Cá do eu, para voces todos abraços e beijinhos
    27 de Outubro de 2009 4:53
    Podias explicar esta parte que esta um pouco confusa.
    OBRIGADO.

    ResponderEliminar