domingo, 25 de julho de 2010

2010 - o ano das obras

As grandes obras estão quase concluídas!
A Escola, a Biblioteca, o Lar e as bancadas do estádio concluem-se em 2010.
E que dor de cotovelo isto tem causado a alguns.
E vê-los cuspir fogo pelas narinas, mas o Manel, o Luis e a Lena tem mostrado como se faz.
Até quiseram pegar no Festival Jovem.
Deram com os burrinhos na água. Vai haver Festival e ainda melhor que no ano passado.
Os jovens merecem e também por isso continuam firmes no apoio de quem gostam.
Aos bloguers: esforcem-se mais porque assim não vão lá.
As mentiras repetidas vezes sem conta não se tornam verdades. Melhorem na veracidade dos factos pode ser que alguém lhes ligue.
Deixem-nos a vossa opinião........

16 comentários:

  1. Tem mudado a Vidigueira, sem duvida.
    Velhas aspirações que se vão concretizando e dotando a nossa terra de equipamentos que vao alterar a vida dos vidigueirenses.
    Bom trabalho e continuem

    ResponderEliminar
  2. O parque de estacionamento do novo estádio municipal também está bonito e funcional.Tão funcional que nem um autocarro da la volta.Isto para não falar do maravilhoso piso que tem.

    ResponderEliminar
  3. O parque do estádio?
    Qual parque?
    Aquilo é estacionamento para ligeiros, porque os autocarros param na rua

    ResponderEliminar
  4. Então muitos parabéns dono do Blog.
    Deves tar todo inchadinho. Este ano vai ser há grande, é só inaugurações recheadas de petiscos para os gulosos da Vidigueira lá irem comer "qualquer coisita". Também fico contente com o terminar das obras e todos os Vidigueirenses ficarão contentes. Mas devo-lhe dizer (demais sabe vocemecê), que mais uma vez somos os últimos do Baixo Alentejo a ter estas infraestruturas e não me diga que foi por culpa de um qualquer Sócrates. Até porque em 36 anos de Democracia o PS esteve na Câmara da Vidigueira 6 ou 7 anos e o resto foi des-governo COMUNISTA. Portanto não fazem mais do que a vossa obrigação. Ou o atraso em que a Vidigueira se encontra deve-se ao PS? Esse discurso têm vocês nas TERTÚLIAS com os Jovens e Velhos K Pensam, e como lhes prometem emprego e passeios a malta acredita.
    Já agora Sr Presidente, Sr. Pestana e Dr.ª Lena, comecem a dar uns passinhos a pé e constatem as LIXEIRAS que existem nas RUAS da Vidigueira. Que vergonha. Assim, os MILHARES de TURISTAS nunca mais cá aparecem.
    Ainda agora cheguei e tou desejando de me ir embora.

    ResponderEliminar
  5. Se calhar nem sequer ca devias ter vindo.
    Este grupo, da CDU sim, só cá está há 4 anos e 10 meses.
    Vês a diferença na nossa terra ou és cego?
    Se és cego tens que ir ao médico, se não és então o caso é mais grave.
    Sofres de dor de cornativite.
    Não tem tratamento.
    Cuida-te bem

    ResponderEliminar
  6. Dr.ª Helena?
    Por amor de deus!
    Uma Assistente de 5.ª Categoria?

    É Sr.ª e já é muito...

    ResponderEliminar
  7. Ao Sr. Migrante (e a outros tantos com as mesmas dúvidas metafísicas) os seguintes esclarecimentos pois fico possesso quando vejo tamanha ignorância:

    1) A Vidigueira sempre esteve na vanguarda das Infraestruturas básicas (águas, ETARs e arruamentos). Em Dezembro de 2000 estava no Top dos 5 melhores Concelhos do País para viver em termos de qualidade de vida e de infraestruturas! Há mais de 27 anos que todas as povoações do concelho têm àgua canalisada, ETARs, bons arruamentos, etc. De facto até já vamos na segunda volta de renovação (temos redes de águas e esgotos renovadas para os próximos 50 anos!) enquanto que, por exemplo em Portel, Oriola não tem nem nunca teve em tempo algum uma ETAR pelo que o esgoto vai para a barragem de Alvito (de onde vem a água que bebemos na Vidigueira e nos concelhos vizinhos)!

    2) Se por Infraestruturas se estava a referir a infraestruturas não-básicas (Escolas, Pavilhões, biblioteca, etc), também, mais uma vez, estamos a falar de segundas renovações pois as escolas sempre existiram! Obviamente que as coisas levam muito mais tempo pois não temos a preferência do imbecil do Sócrates tal como não tivémos do seu homólogo (e igualmente incompetente) Guterres (que o pouco que decidiu acabou por decidir mal, senão vejamos o estado em que deixou a sua paixão:-a educação!). Este último fez o favor de dar milhões de Euros à Câmara de Cuba para as tais infraestruturas que fala como escolas pavilhões, etc. Pois é, pois é, mas dinheiro a mais nunca dá bom resultado e a Cuba tem efectivamente 3 escolas novas das quais duas estão encerradas por serem inúteis! Quem pagou? obviamente que eu, você e todos nós!

    3) Se não temos biblioteca isso deve-se precisamente aos últimos 4 anos que o PS teve na Câmara e que conseguiu perder mais de 1 milhão de Euros (que já haviam sido concedidos) para a construção da Biblioteca em regime de comparticipação! Quem perdeu com isso? Obviamente que todos nós, os habitantes do nosso Concelho. Porque perdemos? porque o PS nunca se soube renovar governou a Câmara no periodo de 2001-2004 tal e qual como em 1976-1978, ou seja, tentaram fazer o melhor que sabiam mas efectivamente sabiam muito pouco e pouco ou nada evoluiram deste então.

    Espero ter sido suficientemente esclarecedor.

    ResponderEliminar
  8. Drª Helena, claro.
    E o curso não foi tirado ao domingo numa qualquer universidade independente

    ResponderEliminar
  9. Sobre este tema que foi lançado gostaria de tecer algumas considerações:
    1º É inegável o esforço que este executivo e o anterior têm feito para lançar e concluir grandes obras necessárias para o desenvolvimento do nosso Concelho;
    2º Também ninguém deve pôr em questão que o Concelho de Vidigueira foi dos primeiros na nossa Região a ter o saneamento básico concluido em todas as Freguesias e agora aí está a sua renovação;
    3ª A ideia de que o executivo PS no periodo de 2002 a 2005 não fêz nada porque sabiam muito pouco, ficam aqui algumas notas para quem andou distraido:
    - substituição da rede de águas de Vidigueira, Vila de Frades e Pedrogão do Alentejo(em Janeiro de 2002 estavam 2 ruas feitas em Vidigueira);
    - Conclusão da beneficiação das Estradas Municipais Vidigueira-Selmes e Marmelar-Alqueva;
    - Construção do Edifício do Arquivo e Serviços em Vidigueira e respectivo equipamento;
    - Construção do Pavilhão de Desportos e respectivo equipamento;
    - Construção das duas rotundas em Vidigueira;
    - Alargamento do Parque Industrial de Vidigueira e construção das respectivas infraestruturas e arruamentos;
    - Construção das infraestruturas e Arruamentos no Loteamento em Pedrogão do Alentejo;
    - Construção do Centro Cultural de Alcaria da Serra e respectivo equipamento (em Janeiro de 2002 estava a estrutura e as obras paradas);
    - Apoio financeiro de 50% na requalificação da Igreja de Selmes;
    - Conclusão da remodelação da Sociedade de Vila de Frades e apoio no respectivo equipamento;
    - Remodelação das Escolas do 1º Ciclo de Vila de Frades, Selmes e Pedrogão do Alentejo;
    - Ampliação da Escola Profissional Fialho de Almeida com a construção de 2 salas de aula e sanitários;
    - Remodelação do Jardim Frei António das Chagas em Vidigueira;
    - Remodelação do Jardim de Pedrogão do Alentejo (Praça)com novo equipamento (iluminação, bancos e papeleiras);
    - Reforço e ampliação da Electrificação pública, com destaque para aas entradas de Vidigueira,as estradas de Vera Cruz e Alcaria da Serra e a "parceria" com a EDP para a construção da Sub-estação de Vidigueira de reforço da potência eléctrica;
    - Apoio técnico e financeiro à Junta de Freguesia de Pedrogão do Alentejo para a construção da respectiva Capela Mortuária;
    - Aquisição de várias viaturas ligeiras, uma de recolha de lixo, uma rectroescavadora, um tractor e limpa bermas, etc.;
    - Limpeza e alargamento e manutenção em dezenas de quilómetros de caminhos agricolas em todas as freguesias;
    - Apoio ao Associativismo, Desporto e Cultura e Acção Social, sem nunca "cair" nenhuma iniciativa dos executivos anteriores;
    - Relembrar que este mandato decorreu em 4.5 anos, por isso, ficam aqui os registos para quem tem memória curta e perspectivas condicionadas pelos aparelhos partidários.
    - Por último, deixo uma saudação e um bem hajam a todos aqueles que têm contribuido ao longo destes 35 anos de Poder Local Democrático para o Desenvolvimento do Concelho de Vidigueira.

    ResponderEliminar
  10. A este ultimo comentário gostava só de colocar um ponto de ordem em quem fez ou não fez qualquer coisa nesta terra.
    Para sermos correctos não podemos considerar nossas obras iniciadas por outros mas não acabadas ( renovação das infraestrutras das águas) e logo de seguida continuar a considerar nossas obras que quando nos fomos embora também ainda não estavam concluídas ( requalificação das escolas nas freguesias).
    Sejamos claros e coerentes.
    Só enriquece o debate das ideias.

    ResponderEliminar
  11. Pois bem Sr. Anónimo das 4.32 Horas.
    Parabéns pela detenção de tamanha sabedoria acerca dos projectos da vidigueira.Fiquei possesso.
    Mas mais uma vez me vem dar razão.
    Comparar Vidigueira com a Oriola é o mesmo que comparar o Feira dos Queijinhos com o mercado de Portel. C'est lá même chose.É tal e qual a mesma coisa.
    Mal de nós se nunca tivéssemos tido escolas. Agora o que lhe peço a si e aos seus camaradas é que a base de comparação não se fique pela Oriola e pela Cuba. É curtinho. Um concelho que se quer afirmar na Região e chamar turistas à terra, tem que se comparar com Ferreira do Alentejo, Serpa, Moura, Aljustrel, Castro Verde, Almodôvar e daí retirar ilações. Todas estas loalidades têm estas e outras tantas infraestruturas que a Vidigueira algum dia há-de ter. Espero eu. Muitas destas localidades são comunistas e sociais democratas e as referidas infra-estruturas não deixaram de se concretizar. Essa lenga lenga já é velha. Tudo o que se faz de bom foi a Câmara, tudo o que se fez de mal ou não se fez a culpa é do Partido Socialista.
    Quanto à incompetência do Partido Socialista Local, analise bem o actual executivo e retire daí as suas brilhantes ilações.
    O partido comunista que está e esteve contra a adesão de Portugal na União Europeia, devia fazer as obras apenas com o dinheiro camarário.
    Era fácil, é só seguir o exemplo do grande Carlos Pinto, que para fazer as piscinas da vidigueira demorou 15 anos. Vai-me dizer "e não são importantes para o concelho?" e eu digo-lhe "são muito importantes, agora com o tempo e o dinheiro que se gastou apenas nesta obra, se se tivessem aproveitado os fundos comunitários, outras obras se teriam realizado".
    Aguardo uma resposta bem fundamentada, pois já percebi que é um homem da casa.
    Peço desculpa de não o chamar de IGNORANTE.

    ResponderEliminar
  12. Oh migrante
    Compara lá a Vidigueira dos ultimos 5 anos com essas terras todas que lançaste para aí e compara.
    O Carlos Pinto geriu como entendeu ser melhor para o concelho, o Mendonça fez o mesmo e o Manuel Narra está a fazer o mesmo.
    Nos últimos cinco anos o nosso concelho tem sem dúvida o melhor PRESIDENTE do pós 25 de Abril.
    Dúvidas?
    Perguntem aos responsáveis do PS distrital que não se cansam de repetir isso em todo o lado.

    ResponderEliminar
  13. Para O Sr. Migrante aqui vão as minhas respostas devidamente fundamentada (sou o Anónimo das 4.32 Horas). Vou-lhe dar esta resposta pois acaba por a merecer embora eu não tenha grande disponibilidade para escrever em Blogs (embora às vezes não resista quando leio injustiças e análises pouco fundamentadas).

    1) Retiro o insulto de lhe ter chamado ignorante mas, tem que admitir que a sua segunda intervenção nada tem a ver com a primeira (que parece tipicamente conversa de café). Admito agora qu possa ser uma pessoa mais esclarecida;

    2) Não sou "homem da casa", não tenho nada a ver com o executivo da CMV nem sequer resido no Concelho. Sou simplesmente um cidadão do mundo bem informado e muito atento (principalmente em relação à Política que este governo PS tem seguido);

    3) Quando falei de Oriola percebeu certamente que estava por exemplo a dizer que é absurdo em pleno século XXI ainda haja num País desenvolvido uma povoação sem tratamento adequado de esgotos.

    4) Se juntar os 4 ingredientes: i) turismo; ii) sustentabilidade industrial; iii) visibilidade iv) qualidade de vida só há dois concelhos no Distrito de Beja capazes de competir com a Vidigueira que são: Beja (por ser capital de distrito e por ter conseguido aguentar a população residente e ter alguma actividade económica significativa) e Castro Verde (pela actividade mineira). Mértola cumpre em (i) mas falha nos outros. Serpa, Ferreira e Aljustrel são "show-off". Por exemplo, quase todas as pessoas do Norte (leia-se acima de Coimbra) com quem tenho contactado estes últimos anos, a sul do tejo e turisticamente falando só conhecem o Algarve e, curiosamente a Vidigueira (muito pelo potencial vitivinicola) e Mértola. Curioso não?

    5) Relativamente a fundos comunitários a sua observação não tem fundamento. A seguir a grandes cidades do Alentejo como Évora e Portalegre a Vidigueira aparece destacada (até 2001) como a que mais fundos comunitários obteve. Tivémos tanto dinheiro como estas cidades com mais de 50 mil habitantes (a Vidigueira tem 5 mil!) e muito mais do que a própria cidade de Beja!! Foi "lobbying"? certamente que não pois nunca houve um governo da mesma côr. Foi simplesmente fazerbem o trabalho de casa e ter prontos e entregues os projectos a realizar bem antes dos outros!

    6) Não vale a pena "moer a roda" com o PCP. E certamente um Partido de velhas "cassetes" mas, curiosamente, quando as ouvimos verificamos que não deixam de ser actuais. Privatizou-se tudo mesmo colocandem risco a soberania nacional e mesmo vendedo as "galinhas dos ovos de ouro" do estado: EDP, GALP, PT, etc. Vão privatizar a ANA e a TAP (absurdo para um País em que 70% das exportações do "income" são provenieentes do turismo! Imaginem só que os Espanhois, com grandes interesses no turismo compram a ANA e a TAP começam a reduzir vos para Portugal?).

    Realmente, reconheça que a "cassete" mais velha da nossa democracia é a repetida (e gasta) frase de que "o PS é um partido de esquerda"! Se o fosse, tinha obrigação absoluta de fazer substituir o Sócrates que já vai em queda livre (admitamos que só tem mesmo é retórica parlamentar) por alguem mais capaz de evitar que o ultra-liberal do Passos Coelho tome o poder e acabe com o que resta da Educação e do SNS.

    Boas férias.

    ResponderEliminar
  14. Adoro estes comentários...
    Quase que se matam...

    E o M'élinho de férias...

    Maravilha...

    Aquela câmara mais parece o bar da esquina

    ResponderEliminar
  15. Ah pois é!! Uma vila melhor...Esquecemos as freguesias, pequenas aldeias que na altura de eleições bem pode chover gasóleo...

    ResponderEliminar
  16. Olhem, vaiam la ver hoje a rua longa. Ja tiraram os taipais do circo oprario. Vaiam ver que esta bonito... Eu ca ja vi e apreciei a obra.

    ResponderEliminar