sábado, 24 de janeiro de 2009

Freeport cheira a corrupção?

Conversa com Júlio Monteiro (tio de Sócrates)
Na investigação das autoridades inglesas sobre o ‘caso Freeport’, o senhor aparece ligado a uma empresa consultora do outlet, a Smith & Pedro, como intermediário para obter o licenciamento para o projecto...
Completamente falso. Eu conheci o Charles Smith através da sua mulher, que era administradora de um condomínio na Quinta do Lago onde comprei um apartamento em 1992. Esse senhor, mais tarde, estava ligado ao Freeport – e um dia queixou-se-me de que um gabinete de advogados estava a pedir-lhe quatro milhões de contos para obter o licenciamento.
E teve alguma intervenção nisso?
Eu disse-lhe: ‘Eh pá, não acredito que isso seja possível. Vou falar com o meu sobrinho’.
E falou?
Falei e ele disse: ‘Tio, isso é uma mentira pegada, porque eu é que trato desses assuntos. Mande vir esse fulano falar comigo’.
Foi o que fez?
Disse ao Charles para ligar para o Ministério do Ambiente e dizer que ia da parte do ministro José Sócrates.
Suspeita-se que lhe terão sido pagas comissões, que foram para duas offshores…
Duas offshores em meu nome?
Sim. A Glenstal Trading Limited, constituída em Gibraltar pelo BCP e com conta numa sucursal no Funchal, mas que também tem conta no BPN, aberta em Cayman; e outra offshore também criada pelo BCP mas num estado americano, com conta em Cayman.
Realmente isso existe. Quer dizer, existiu. Mas não teve movimento nenhum, nem conseguem provar. É uma pura mentira que eu tenha recebido… Até fiquei muito chateado por o Smith nem me agradecer – e isto era altamente confidencial. Mas como vieram a saber das minhas offshores?
Excerto da noticia publicada no jornal SOL.
O primeiro ministro deve ser como a mulher de César..."Não basta ser, também têm de parecer"
Será este o homem a quem iremos confiar os destinos do País nos próximos anos?

4 comentários:

  1. E na Vidigueira não há nenhum freeport?

    Era bom que os calados falassem.....
    Os homens sérios não temessem....
    As obras enterradas se desenterrassem....
    E que as verdades se dissessem....

    ResponderEliminar
  2. Não há mas vai haver.. o meu amigo preste atenção.. já não faltara muito para receber novidades.

    ResponderEliminar
  3. Também ouvi dizer que sim....
    Data do tempo das obras que estão enterradas.
    (2002 - 2005) lembra-se?
    Pelo menos da fama não se livra um vereador

    ResponderEliminar
  4. OOOhhh!!!
    O Sr./a Moderador/a deste espaço está com medo que os comentários dos seus visitantes fujam ao seu controlo! Por isso apaga alguns dos que não lhe convém! Como sempre, “o que é meu é meu, o que é teu é meu!”

    www.vidigueirafuturo.blogspot.com

    www.vidigueirafuturo.blogspot.com

    www.vidigueirafuturo.blogspot.com

    ResponderEliminar