quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Nova EBI na Vidigueira

Vidigueira e Beja são os dois únicos concelhos do distrito de Beja a serem contemplados com fundos provenientes do QREN, para construção de Centros escolares.
A estratégia do Presidente da Câmara parece ter sido acertada ao mandar elaborar os projectos mesmo sem garantias de financiamento.
A sorte protege os audazes ........
Concorda com esta forma de actuar do Presidente do Municipio, Manuel Luis Narra?

21 comentários:

  1. Afinal os projectos que estavam nos gabinetes da Câmara, virtuais na opinião de alguns, começam a dar resultado.
    As primeiras verbas do QREN já estão garantidas.
    A antecipação é uma virtude e as vistas largas também.
    Que consiga aprovar mais alguns projectos.
    Concordo plenamente com a estratégia.

    ResponderEliminar
  2. O projecto do município foi aprovado pelo eixo3.
    O QREN "obriga" à existência de projectos e obra ao contrário dos anteriores Quadros Comunitários que aprovavam apenas "intenções" de investimento.
    Os critérios de selecção são claros:
    "1. Projectos que promovam o aumento do número de alunos por escola, tendo em conta as necessidades identificadas na respectiva Carta Educativa Municipal;
    2. Grau de maturidade do procedimento concursal/ obral
    3. Projectos de construção/ampliação/requalificação que integrem o desenvolvimento de investimentos que contribuam para a eficiência energética dos estabelecimentos."

    ResponderEliminar
  3. A estratégia não parece, foi acertada, e só demonstra o empenho e a visão de Luís Narra, para o concelho de Vidigueira.
    O resultado está à vista de todos, tirando a capital do distrito, só a Vidigueira teve direito a fundos provenientes do QREN, para construção de Centros escolares, isto diz muito de um Presidente de Câmara.

    ResponderEliminar
  4. pois, pois...
    O Quadro de Referência Estratégico Nacional. Convêm lembrar, os mais esquecidos, que quem aprova as candidaturas do QREN é o governo, logo o mérito do presidente da câmara esgota-se com a apresentação das candidaturas. Ora aqui é que está o grande ónus da questão, então este executivo camarário, este e todos os outros CDU, fartam-se de dizer mal do governo, e agora este mesmo governo PS por ironia das ironias vai logo aprovar as candidaturas de dois concelhos CDU.
    Quero que fique claro que não estou a defender ninguém, mas sim, lembrar a algumas mentes, que nunca se deve estar nem tanto ao mar, nem tanto à terra.
    Venham de lá mais projectos, que é isso que o povo quer.

    ResponderEliminar
  5. Se foi, como diz, só apresentar a candidatura então deixe-me dizer que temos muitos autarcas, entre eles todos os do PS no nosso distrito, que nem isso souberam fazer!

    ResponderEliminar
  6. Quem aprova as candidaturas do QREN é o governo?
    Mas onde raio foi o meu amigo buscar essa ideia.
    O governo regulamenta e abre os concursos, os interessados candidatam-se, os seus projectos são pontuados em diversos itens, e após as análises pelas comissões técnica e executiva, são classificados.
    Quem têm melhores pontuações leva a massinha, quem têm pior classificação chupa no dedo.
    Felizmente a Vidigueira têm Manuel Luis Narra como Presidente, pois é comunista mas sabe pensar como os socialistas e sociais-democratas, apresentando projectos assente numa base que alguns pensavam estar só ao dispôr dos autarcas socialistas.
    Este Presidente navega em muitas águas e para trazer coisas para o concelho da Vidigueira, bate sempre a mais do que uma porta.
    Até agora tem tido sucesso, vamos ver daqui para a frente.
    Força Manel.....

    ResponderEliminar
  7. A estratégia é da Europa e do Governo Português, porque se não fossem disponibilizados fundos a Vidigueira, que nunca teve força política, não tinha nenhum Centro Escolar. A Câmara sabe há muito das regras deste fundo. Sem projectos e sem obras, não há verbas. É lamentável estar a discutir questões que deveriam ter sido discutidas há uma década ou até mais. Vamos ter aquilo que já deveríamos ter há muitos anos e orgulhamo-nos agora disso.
    Poderia dar centenas de exemplos de cidades e vilas que construíram escolas mas nem vou mais longe. Fiquemos aqui pela vizinha Cuba que para além de escola tem biblioteca, lar, entre outros equipamentos. Continuamos como até aqui a apanhar "migalhas". Com a dimensão intelectual e a visão estratégica de quem tem governado esta terra, muito temos nós.

    ResponderEliminar
  8. olhe, tem razão. muito temos nós.

    ResponderEliminar
  9. a votação está viciada.
    já votei no António teles pelo menos duas vezes em computadores diferentes e o voto não aparece.
    por isso só posso concluir que está viciada.

    ResponderEliminar
  10. A máquina só aceita os votos aos candidatos que não estão fora de prazo.
    Parece-me bem que o Teles, está fora de jogo.
    Bate certo chegadinho.....

    ResponderEliminar
  11. Oh anónimo 16:09
    Claro que temos de nos orgulhar desta vitória.
    Senão, pensemos um pouco.
    No período 2001 - 2005, tivemos no poder a mesma cor politica que em Cuba.
    Em Cuba, exemplo dado por si, foi feita uma nova escola. O que fizeram os socialistas cá do burgo, que até tinham um presidente que esteve ligado toda a vida ao ensino?
    Percebe agora porque temos de nos orgulhar.
    Este projecto foi arrancado a ferros, pois a EBI há mais de dez anos que era para estar construída.
    Só foi agora porque este Presidente os fintou, pois há mais concelhos com centros escolares por realizar e como se vê, nada.
    Não queremos voltar ao tempo das esplanadas em vez de projectos, de conversa fiada em vez de obra, de pássaros andantes em vez de pessoas que sempre estiveram com o concelho.
    Tenho dito.

    ResponderEliminar
  12. Oh anónimo das 17:07
    E já se esqueceu do ano em que um Primeiro-ministro queria construir um pavilhão novo e a teimosia do eleito local travou o processo? Nessa altura se tivesse sabido negociar o projecto teria uma escola nova, um pavilhão e bem mais. Mas lamentavelmente os governantes e os Fundos Comunitários eram corridos à pedrada. Curiosamente por alguns que ainda pensam que mandam.

    ResponderEliminar
  13. E o que tem este Presidente a ver com os outros que por cá passaram?
    Essa referencia está fora do contexto.
    Porque seguindo essa ordem de ideias o responsável por tudo foi D.Afonso Henriques, que até batia na mãe.
    Hoje seriamos espanhois

    ResponderEliminar
  14. Este presidente não tem mas a força política que representa tem grandes responsabilidades. No distrito de Beja independentes só em Alvito.

    ResponderEliminar
  15. Talvez por isso estejam tantos projectos de grande dimensão prontos para começar.
    O Lar, a EBI, a biblioteca.
    Em construção:
    O campo de futebol, o terminal rodoviário.
    Concluídos:
    As Etar's, a praça Vasco Gama, o posto de turismo.
    è uma corrida para recuperar o tempo perdido, seja de quem for a responsabilidade.
    Quem tem a perder é o concelho e as pessoas que cá vivem.
    Deixem o homem trabalhar, e não se deixem ir em música de violino.
    A orquestra rosa está a formar-se.

    ResponderEliminar
  16. Sois todos uns comunas. isto precisa aqui é de alguém competente. bem se vê aquela câmara a hora de almoço, a gente que sai dalém mais parece uma escola primaria. Nunca vi uma câmara com tantos funcionários. Os outros pouparam o dinheiro e vocês esturram tudo. É tudo uma cambada de chulos pá... Ando eu a pagar impostos para isto. Selmes a capital do concelho já!!!

    ResponderEliminar
  17. atenção com essas idéias... o outro acabou na forca...

    ResponderEliminar
  18. Mandar elaborar projectos sem garantia de aprovação parece arrojado,mas temos que quantificar também,se as perdas por eles não existirem não seriam piores e ainda pode ter acontecido que o nosso Presidente tenha tido uma fonte previlegiada de informação!Seja como fôr o importante é o resultado final!PARABÉNS PRESIDENTE!
    Guido Pires

    ResponderEliminar
  19. Comparem as Camaras comunistas com as Camaras Socialistas/Psd, eh uma diferenca abismal, as camaras comunas receberam umas migalhas porque parecia mal nao receberem nada. Facam um exercicio de memoria e comparam as camaras comunas com as socialistas.

    ResponderEliminar
  20. Mas o partido comunista/comunistas interessam a alguem. Se nao querem comparar aki o que fazem os comunas, entao vejam o que se passa na Coreia do Norte na China na Cuba do Fidel/mano.....

    ResponderEliminar
  21. OOOhhh!!!
    O Sr./a Moderador/a deste espaço está com medo que os comentários dos seus visitantes fujam ao seu controlo! Por isso apaga alguns dos que não lhe convém! Como sempre, “o que é meu é meu, o que é teu é meu!”

    www.vidigueirafuturo.blogspot.com

    www.vidigueirafuturo.blogspot.com

    www.vidigueirafuturo.blogspot.com

    ResponderEliminar