terça-feira, 1 de setembro de 2009

Manuais escolares gratuitos

A CMV começou hoje a distribuição dos manuais escolares pelos alunos do 1º ao 6º ano de escolaridade.
Medida aplicada no concelho em 2006 aos alunos do primeiro ciclo, vê o seu âmbito alargado para o 2º ciclo em 2009, fruto do anunciado no pacote de medidas anti-crise, e conforme tem afirmado MANUEL LUIS NARRA ao longo do seu mandato, vai abranger todos os alunos até ao 9º ano de escolaridade.
Mais de 300 alunos irão ser abrangidos por esta medida, cumprindo assim uma referencia do programa eleitoral de 2005.
Deixem-nos a vossa opinião........

33 comentários:

  1. Como devem saber esta medida há muito que esta implantada pelo estado, pois os alunos de baixo recurso, sempre tiveram direito aos livros através, da bolsa de estudo, consoante o escalão atribuído.
    Esta foi uma medida da qual eu não concordo muito com ela, pois não beneficiou, os mais necessitados, mas sim ajudar a encher, os bolsos daqueles que têm poder de compra.
    Que hoje não precisam de gastar do seu chorudo ordenado. Só não vê quem não quer ver.

    ResponderEliminar
  2. Uma medida muito boa para todas as familias deste concelho.
    Um bem haja.

    ResponderEliminar
  3. Quais necessitados?
    Os que falsificam as declarações de IRS para receberem os apoios do Estado?
    Assim recebem todos, o que é democratico.
    GANDA PRESIDENTE!

    ResponderEliminar
  4. Comprar votos assim devia envergonhar os alentejanos...ajudem os necessitados...com políticos assim a política tem que forçosamente estar chamuscada e andar pelas ruas da amargura...

    ResponderEliminar
  5. Esta Medida, antes de mais, visa colmatar uma aberração que os governos PSD e PS, sucessivamente, aprovaram no 25 de Abril e que falava em Educação e Saúde para todos...
    A Constituição Portuguesa não é mais do que uma miragem. Saúde para muito poucos e Educação, paga se quiseres...
    O Sr. Narra e o seu executivo pode ter muitos defeitos mas, acima de tudo, é dotado de uma coisa que este novo povo português parece ter esquecido recentemente. Ser solidário, ter sensibilidade social. Isso não vem nos manuais da social democracia nem no perfilar jobista...

    ResponderEliminar
  6. Caro Obama,
    retire, por favor, o acento circunflexo do verbo expor na introdução do Blogue. Apenas o verbo pôr leva este acento. Todos as formas verbais criadas a partir deste último, não levam acento.
    Saudações

    ResponderEliminar
  7. O gentes quem percebe esta hipocrisia? "O festival devia ser gratuito para os jovens da nossa terra", dizem ( http://vidigueirafuturo.blogspot.com/2009/03/na-moda-dos-festivais-tematicos_16.html , para quem não acredita ). Mas os livros? Os livros ó NARRA porra, mete lá essa charenga a ser paga! A festa afinal é mais importante que a educação! Para quem não queria festival, tão muito mudados! Isso sim cheira-me a dizer o que as pessoas querem ouvir para angariar votos!
    Digam lá tb que os medicamentos tb tá mal! NARRA deixa morrer as pessoas senão és acusado de querer "comprar" votos!

    ResponderEliminar
  8. Já não há vergonha !
    Mas todos aproveitaram - os da direita, os do centro e os da esquerda - aproveitam estes trocados. Os membros do executivo precisam de apoios? (bolsas de estudo livros à borla, empréstimos à borla, refeições à borla?.
    Se querem comer , paguem, seus mamões. Mas o cagulo nunca fez mal a ninguém, não é? E e a minha família (6 pessoas) não votam em nenhum de vocês.

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde!
    Acho esta medida fantástica os livros estão muito caros, é uma grande ajuda... não interessa se aos ricos ou aos pobres todos fazemos descontos em proporção aquilo que recebos. Da minha parte obrigado à C.M. de Vidigueira

    ResponderEliminar
  10. Mais uma das MUITAS INICIATIVAS de UM GRANDE PRESIDENTE.

    BEM HAJA MANUEL NARRA

    ResponderEliminar
  11. Pois é com iniciativas destas que o rico cada vez esta mais rico e o pobre cada vez mais pobre.
    Quanto aos medicamentos dos idosos que bastante necessitam dessa ajuda, esses este ano ainda não viram nada. Sou a favor da ajuda de quem precisa, não é os filhos dos Sr. terem tudo e os filhos dos pobres, esses coitados não têm nada. Agora vejam um salário de 500euros, e outro de 1000 para ver quem precisa. E os reformados esses com 250 euros de reforma e outros menos, diz a D.ª Fátima que todos descontamos está certo, mas tem que se retirar ao rico e dar a quem por vezes passa fome escondida.

    ResponderEliminar
  12. É com estas medidas que da sua Câmara todos recebem igual.
    Os chicos espertos, ricos encapotados, não passam a perna a ninguém com as falsificações dos IRS.
    Recebem igualzinho aos ricos sérios e também aqueles que são mais necessitados.
    A explicação já a ouvi mais do que uma vez do PRESIDENTE DA CÂMARA:
    Nenhuma familia neste concelho dirá que o seu filho não vai à escola, porque os pais não têm dinheiro para os livros. TODOS RECEBEM.

    ResponderEliminar
  13. GOSTAVA QUE AS PESSOAS QUE TANTO APOIAM ESTAS INICIATIVAS DESSEM A CARA ...PARA EU PODER DAR A MINHA.

    ResponderEliminar
  14. Bom dia eu dou a cara sem qualquer problema agora num blogue que não se sabe quem é o autor " Sr.Obama " que não têm coragem de dar a cara é natural que as outras pessoas tambem queiram o anonimato.

    ResponderEliminar
  15. Tu deves é passar fome ás escondidas. Haiii.... isso é mesmo abixanado,deiam a cara para eu poder dar a minha...

    ResponderEliminar
  16. de Setembro de 2009 5:08 Em resposta informo este jovem que sempre pode se deslocar ao festival jovem em Alvito.
    Onde as entradas são gratuitas.

    ResponderEliminar
  17. Boa medida sim senhor, eu também recebi os manuais para os meus dois filhos e fui receber com as lagrimas nos olhos, porque quando vemos que as coisas são dadas com carinho, só temos de reconhecer o que está bem. PARABÉNS ao executivo da Câmara, isto é ajudar as familias deste concelho.

    ResponderEliminar
  18. Qual carinho tu gostas é de tudo à borla,TEM MAS É VERGONHA...

    ResponderEliminar
  19. Fatima, preste mais atenção noutros comentarios a varias noticias que vai ver como descobre. um abraço!!

    ResponderEliminar
  20. Bom dia

    Omtem fui receber os manuais escolares da minha filha, os quais eu agradeço muito.

    Senti-me pessimamente mal a desfilar no salão nobre com um aparato de gente a receber-me (a mim e aos outros)para me entregarem um saquinho.

    Mas o que é isto? Não têm nada que fazer? Ou aquilo foi só para a foto não os contei mas pelo menos deviam ser 8 para entregar os livros previamente separados... e depois ficou tudo à espera do beijo ou do aperto de mão, todos com um sorriso caricato como a pedirem "vota em nós".

    Estas pessoas adoram representar, adoram se mostrar, não bastava um funcionário?

    De resto agradeço e tenho a certeza que mais um ano de manuais gratuitos ajuda muito as familias.

    Deixo o meu obrigado à Câmara Municipal de Vidigueira e um conselho, sejam mais simples com as coisas um acto de generosidade nunca pode ser aproveitado como um acto de vaidade porque perde o seu valor.

    Beijos NÃO ... apertos de mão NÃO... a gripe A está aí......

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  21. Vamos lá a ver uma coisa... Os DR'S anti comunistas e seus apoiantes elitistas de quando em vez dizem o que pensam na realidade! É o que está à vista em relação a este tema. Porque na opinião desses mesmos senhores(as), Livros à Borla é Mau, Medicamentos mais baratos é Mau e um número de infidáveis medidas SOCIAIS viradas para o verdadeiro POVO são Más! Tudo o que não é feito por eles ou não existe, ou é mau!

    Não se façam de coitadinhos em campanha política meus senhores! Assumam o que são, porque é uma vergonha virem agora falar em POVO como se alguma vez na vossa vida vocês estiveram preocupados com o POVO. Não venham com a conversinha da treta, falem para as vossas elites, ao menos estão a ser sinceros! Vão buscar ai os vossos votos! Se conseguirem claro, porque se há coisa que não é distinguível nesta e noutras medidas do actual executivo é a diferenciação social.
    Mas pode haver quem goste de ser considerado superior...aproveitem!

    ResponderEliminar
  22. boa tarde! acho bem que se invista na educação.
    a sabedoria é o maior tesouro que qualquer pessoa adquire ao longo da vida.

    ResponderEliminar
  23. O Sr. vai-me desculpar mas quando falo em carinho é a pura da verdade, basta termos a noção das dificuldades e não falamos dessa maneira, eu sou daquelas que passo dificuldades por ganho ordenado minimo, já o Sr. não sei?

    ResponderEliminar
  24. ao 7 setembro 6:59

    e tu nao?
    entao o que foste fazer a apresentaçao do teu partido? encher as nalguinhas claro!
    porque ouvir aquela aberraçao e que nao foi de certeza

    ResponderEliminar
  25. Então D. Fátima?
    Foi a 1ª vez que a sua filha recebeu manuais escolares?
    Deve ter sido, porque essa conversa é mesmo de quem nunca lá tinha ido.
    Eu vou lá desde 2006 e vejo sempre os mesmos a dar os livros. E olhe que a cara era igual e não me lembro de haver eleições em 2006, 2007, 2008.
    Ainda não percebeu que este PRESIDENTE é diferente dos outros?
    Não esperou pelo ano das eleições para dar os manuais, já o mesmo não se pode dizer de outros aqui à volta.
    Abra os olhos minha amiga e não veja fantasmas onde eles não existem.

    ResponderEliminar
  26. Bom dia!
    Sim é a primeira vez que fui receber os livros, o quais eu já agradeci e acho uma ideia excelente, não estou a pôr isso em causa.
    O que acho uma aberração é aquela gente toda para os entregar não vejo qualquer necessidade, quando se dá.. dá-se com descrição não com tanto aparato. E é verdade tinham todos caras de tolos, se o Sr. já lá vai à tantos anos e é sempre assim já sabe obviamente que aquilo é ridiculo.

    ResponderEliminar
  27. Há e mais uma coisa que me esqueci de dizer não se dê ao trabalho de ver nas listas A Fatima que têm uma filha no 1.º ano do 1.º ciclo olhe que pode estar enganado e fazer represálias á pessoa errada... porque o meu nome pode não ser esse, eu entendi qd perguntou se era a 1ª vez...só para saber em que ano anda a minha filha.
    cumprimentos democráticos

    ResponderEliminar
  28. Realmente uma boa medida pena que só seja para angariar votos.
    Porque algumas coisas se escondem, assim como por exemplo a entrada do cigano para a Autarquia que foi adiada para 1 de Outubro para não dar tanto nas vistas, e assim ganhar-se mais uns votos, e a promessa do Presidente a Etnia que até ao fim do Ano vão ter as suas casinhas, tão solidários que eles são: e os outros jovens que não têm casa, não são solidários com estes.

    ResponderEliminar
  29. Sr. Dado nos outros anos tbem houve eleições?

    Sou eu q sou DISTRAIDA!!!

    ResponderEliminar
  30. boa tarde!
    Concordo plenamente com a D.Fatima ao contrario dela já lá vou à 3 anos e vejo sempre a mesma cena, sinto-me como se fosse o Presidente Obama a ser recebido em Portugal. Não sejam ridiculos trabalhem mais, metam um ou 2 funcionários a dar os livros eram muito mais simples... ha mas é verdade como os camaradas não têm simplicidade nenhuma não admira. Têm a certeza que são mesmo comunistas?
    Quero agradecer pelos livros e que continuem porque efectivamente ajuda muitas familias.
    cumprimentos e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  31. Talvez um pouco distraída.
    Se a Sr.ª, for ver as promessas eleitorais por os todos os partidos, nas eleições anteriores.
    Eram todas idênticas, evidente que os que perderam não as puderam por em prática.
    Mas só quem não prometeu nada foi o actual Presidente.
    Assim como eu guardo todos, programas eleitorais dos partidos todos, penso que outros guardam.
    Mas só este nada prometeu vejam os programas eleitorais de há 4 anos atrás.
    E não tenho partido algum e nem sequer vou votar, porque para mim são todos iguais,
    querem é o seu bem estar, e darem fartura de tachinhos aos amigos.

    ResponderEliminar
  32. Tanto russo. Tão agora a senhora não pode dizer que dão os livros, e bem, mas que utilizam isso, e mal, para se promoverem, quando alguem manda o dinheirinho ou os livros pra cá? como diz o outro: ai ai ai mas que raio de democracia é esta? com os Comunistas na camara torna-se pergunta retórica...

    ResponderEliminar