sábado, 23 de maio de 2009

EBI 1,2,3 - Obras começam



As obras referidas nas medidas anti-crise vão tendo ínicio, absorvendo mão de obra do concelho que estaria a engrossar o número de desempregados.
Contrariamente ao afirmado por Mendes Pinto, que estas medidas eram "bolos para enganar os tolos", e que estes projectos levariam anos a ser postos no terreno, mostram a diferença entre a demagogia e a vontade de fazer, falando verdade às pessoas.
O Presidente Manuel Luis Narra, volta a mostrar à população da Vidigueira, que não perde tempo com conversa de chacha, e que está a desenvolver todos os esforços para minimizar o problema do desemprego no concelho.
Deixem-nos a vossa opinião sobre a posição dos dois candidatos face à crise que atravessamos.......

27 comentários:

  1. È impressão minha ou o nosso presidente pensa da mesma maneira do Eng.Socrates,que diz que as grandes obras geram emprego e desenvolvimento económico. Não sei é se o camarada Jerónimo sabe disso, ou então não liga como comunistas nestas listas há poucos.

    ResponderEliminar
  2. Economista (clinac@sapo.pt]23 de maio de 2009 às 09:17

    O Governo PS tem mostrado uma enorme força para avançar com investimentos públicos.

    Denota-se que, em Vidigueira, apesar da Lista ser PC, esta maré continua a ser uma aposta.

    É a primeira vez que comento neste blog, e é simplesmente triste ver os comentários de alguns cidadãos que, guiando-se pelo censo comum, escrevem tudo o que querem e não aquilo que, "cientificamente" está correcto.

    Se, esses cidadãos estudassem factores económicos, o momento que estamos a viver já foi vivido por grandes economistas como Smith, Mark, entre tantos outros.

    O investimento torna-se um elemento primordial para o avanço da economia e assim, dar continuidade a um ciclo rotativo.

    Vejamos: se um cidadão tem um emprego, terá mais rendimento disponível para gastar, o que irá fomentar o comércio.
    Isto é somente um exemplo explicativo bem real.

    No entanto, percebo que alguns populares não concordem com o investimento, pois por trás, infelizmente estão ligados quase sempre interesses pessoais.

    Mas não me parece que exista essa intenção na nossa vila. Para aqueles que vivem continuamente na Vidigueira, pode parecer um pouco "afundada".
    Mas não...

    Vidigueira está na linha do futuro.
    E nestes 4 anos mudou para melhor.

    No entanto há um aspecto que não mudou, sem o qual nada pode avançar: a cultura da população.

    Não é a educar as crianças com cursos tipo "rvcc", em que fazem um album e obtém o 7.º, 9.º ou 12.º anos de "mão beijada".

    Há que inovar, e a época do facilitismo não é a mais acertada.

    Cumprimentos a todos aqueles que, continuamente, desejem construir uma Vidigueira sólida, e não aos que criticam, criticam e criticam e nem tomar conta da sua própria casa sabem.

    ResponderEliminar
  3. Quero agradecer ao Presidente da CMV o empenho demonstrado na construção de um novo edificio escolar, pois a escola necessita urgentemente de salas de aulas para exercer a sua função que é transmitir conhecimentos aos alunos em sala de aula. Verifica-se que no actual edificio escolar, o Conselho Executivo tem anulado as melhores salas de aula, esquecendo a importancia da sala de aula, para arranjar espaçosde ATL para colocar as amigas que nada fazem...e concentrou os alunos todos no primeiro piso, criando um clima ruidoso e infernal na escola e prejudicando gravemente a aprendizagem dos alunos.Gostaria que esta minha advertencia tivesse eco em quem manda, pois na escola é importante ter salas de aula com dignidade para o ensino, como existia no meu tempo´há uma década atráz.

    ResponderEliminar
  4. Deves ter tirado algum curso de comunista.

    ResponderEliminar
  5. Parece-me é que o Presidente pensa por ele, muitas vezes contra o próprio partido.
    É assim com a escola.
    É assim com o Lar.
    É assim com os manuais gratuitos.
    É assim com os medicamentos dos idosos.
    A posição pública do partido é que tudo isto são responsabilidades do Poder Central.
    Para este Presidente dar resposta ás necessidades das pessoas, é mais importante que aquilo que o Partido afirma.
    Podemos mesmo dizer que este Presidente está-se nas tintas para o Partido, só vê o concelho da Vidgueira.
    Por isso, vai ganhar em Outubro.

    ResponderEliminar
  6. Epa tanta coisa gratuita e mais obras em altura de crise..hmm.. é pa duvidar, onde é que ele vai buscar o guito pa isso tudo?? ou tem alguma mina de ouro lá debaixo da câmara ou alguma parte no negocio da droga com os ciganos...

    ResponderEliminar
  7. Este comunista de escola PSD pensa que estah lah no banco "dele" se o guito nao vier do orcamento lah de cima, eh aqui com os impostos locais que fazes isso tudo, demagogia comunista/escola PSD

    ResponderEliminar
  8. Vá lá a ver se chegam a acordo.
    O guito vêm do mesmo sitio de onde vinha o da Mendonça, mais aquele que ele vai buscar ao QREN,
    e a diferença está à vista.
    Procurem lá na Vidigueira (concelho) e vejam lá o que está feito.
    E depois comparem com o que foi feito entre 2001/2005.
    Ainda há dúvidas?

    ResponderEliminar
  9. É pá !!!!!!!!!!!!!!Tanta a obra . Vê-se que estamos a beira de eleições.

    ResponderEliminar
  10. Grande estratégia a do PC. Não fez nada em 30 anos para fazer tudo à pressa em 5 anos.

    ResponderEliminar
  11. Sim! Há dúvidas e não são poucas! Expliquem lá às pessoas que o Prof. Mendonça também tinha muitos projectos feitos e candidatados que só não foram sendo aprovados na altura porque estávamos no final de um Quadro Comunitário de Apoio para os quais não havia dinheiro já disponível e que neste momento estamos no início de um Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) do qual estão a vir fundos para tudo e mais alguma coisa! Agora pergunto eu: 20 anos de poder comunista na Vidigueira, onde está o investimento em projectos apoiados pelos Quadros Comunitários anteriores? Expliquem já agora às pessoas o quanto deixarão a Câmara da Vidigueira endividada após a aprovação de tanto projecto. Sim, porque é bom saber que estes projectos não são financiados pelo QREN a 100%.
    Sinceramente, este PCP faz-me um pouco confusão! Se Sócrates defende o investimento Público como uma das formas de combate à crise, todos o criticam! Na Vidigueira e imagino que em muitas “Vidigueiras” por este país fora, só se vêem obras! Afinal em que ficamos?
    Se as coisas se irão fazer tanto melhor, mas expliquem as coisas tal como elas são, mostrem os projectos à população para que tenham conhecimento deles e se possam pronunciar sobre eles.
    Já agora aproveito e lanço uma questão: Para quando o pronuncio de alguém sobre a aquisição de certos e determinados terrenos para a construção de algumas destas obras? Talvez uma questão bastante pertinente!

    ResponderEliminar
  12. Oh anonimo das 18:30 de 26 de Maio
    Ou és burro ou andas mal informado.
    Então não sabes que o QCA 3 ainda não acabou. Só acaba em junho de 2009.
    E quais projectos do Mendonça.
    Quais?
    ZERO.
    Sabes o que é ZERO?
    NADA. Nem a ponta de um corno. NADINHA.
    Quanto ás obras o SOCRATES quer TGV e Aeroportos, as autarquias, TODAS, do CDS ao Bloco, querem obras locais com esse dinheiro.
    Percebes a diferença ou queres um desenho?
    Para quem não prometeu nada, o NARRA tem mostrado como se faz.
    Sem conversa.
    Querem obras? Tomem lá.
    Por isso estão nervosos.
    Até a CRECHE só se faz porque a Câmara vai pagar.
    Ora vão lá brincar para outro lado.

    ResponderEliminar
  13. Olhe meu caro Anónimo das 17:53… Burro é o Sr. ou então faz-se… sabe porquê? Porque mais cego é aquele que não quer ver! Que é o seu caso e o de muitos que infelizmente só vêem foices e martelos à frente!
    Eu não sou político, sou apenas um observador desta “fantochada” toda em que vivemos e como tal, talvez por estar de fora consiga ver as coisas de perspectivas diferentes! Note-se que não defendo ninguém! Na altura de colocar a cruz logo se vê quem me mostrará mais capacidades e qual a melhor equipa.
    Mas deixe-me que lhe fale novamente acerca de algumas questões que lancei no comentário anterior! Acerca dos projectos do Prof. Mendonça… ouviu-se e viu-se um projecto de uma Biblioteca Pública e de um Auditório Municipal, junto a um Jardim Público novo, também se falou no seu tempo na Central de Camionagem, assim como do Estádio Municipal com piso de relva sintética, entre muitas outras obras por todo o concelho e claro que a par de algumas que foram construídas e estão à vista de todos, tais como a requalificação das ruas e das canalizações, o novo jardim da shell que tanto serve para “feiras quinhentistas”, o novo pavilhão de desportos, fora outras que nem me vêm à ideia porque eu nem estava nem faço tenções de estar na Câmara! Se calhar o Prof. Mendonça ñ era assim tão mau! Mau talvez tenha sido ele deixar ficar a seu lado tantos da família comunista!
    Ah, e não me venha dizer que este executivo não está a tirar vantagens deste novo QREN porque está! Por isso os louvores não são só para o Presidente Narra.
    Quanto a Sócrates, tem alguma razão! É certo que o homem quer muito apostar no TGV e no novo Aeroporto, mas também é verdade, e eu e com certeza muitos portugueses já ouviram Sócrates falar dos incentivos para a construção de novos equipamentos de apoio social e outros de maior necessidade para apoio à população! Com certeza que não serão para construir na Assembleia da República, mas sim a nível local.
    Por isso meu caro, “mais cego é aquele que não quer ver”!
    Ainda quanto à nova CRECHE da Santa Casa da Misericórdia de Vidigueira, gostava de ver debatido essa de que a Câmara é que vai pagar a obra!
    Desculpem a extensão do comentário, mas queria apenas lançar novamente a seguinte questão: Para quando o pronuncio de alguém sobre a aquisição de certos e determinados terrenos para a construção de algumas destas obras? Talvez uma questão bastante pertinente!

    ResponderEliminar
  14. Já agora, alguém sabe quando foi feita a vistoria ao café dos bombeiros? Quantos anos depois de estar a funcionar?

    ResponderEliminar
  15. Será que nós só vivemos de obras? ou será que em tempo de crise capitalista devemos olhar para as pessoas que passam por dificuldades momentanias?

    ResponderEliminar
  16. Anónimo das 20:22 de 27 de Maio
    Concluo que és mesmo distraído.
    Obras do Prof Mendonça: Jardim Shell e Pavilhão.
    Não te lembras de mais nenhuma porque simplesmente.... NÃO HÁ.
    Falar de projectos é diferente de FAZER projectos.
    Percebes a diferença?
    Quanto ás vantagens do QREN, outra diferença, este executivo tira partido disso, mas o executivo do PS não tirou partido do QCA 3.
    Porquê?
    Talvez seja essa a principal diferença entre os dois últimos presidentes.
    Um (professor) falava de projectos, outro (bancário) concretiza projectos e avança com as obras.
    Talvez isto te elucide sobre onde deves colocar a cruz na hora de votar.
    Pensa um pouco e concluirás melhor!
    Bjxs.

    ResponderEliminar
  17. Grande ignorante.
    A Biblioteca, o Auditório e o Jardim Público são preojectos do Gordo Pereira, não são do Mendonça.
    Ora porra para a tua analise, e até te digo que o Arquitecto dessa ideia foi o Jorge Filipe.
    Essa de se apropriarem das ideias dos outros é muito bonito.
    As canalizações foi obra do Carlos Pinto.
    Sabes o que fez o Mendonça.
    Assinou os cheques para pagar aos empreiteiros.
    Mas com dinheiro deixado pelo CARLOS PINTO.
    Ora vai lá pregar para outra freguesia.

    ResponderEliminar
  18. Pois, pois! Dinheiro do Carlos Pinto ou "banca rota" e muitas dívidas do Carlos Pinto? Não me parece justo falar de uma coisa que todos sabemos, que foi a diferença das contas da Câmara quando o Prof. Mendonça entrou e quando saiu! Embora também concorde que o dinheiro seja para se gastar, não para se guardar, mas um pouco de controlo nas contas nunca fez mal a ninguém! Mas já que tocam no assunto, enumerem lá as obras de Carlos Pinto de 20 anos e comparem-nas com as do Mendonça de 4 anos! Talvez a comparação seja mais justa, embora no período que passamos, a análise e comparação a ser feita deva ser entre Narra (Bancário) e Mendes Pinto (licenciado em Organização e Gestão de Empresas).
    Para mim o que lá vai, lá vai! Interessa-nos agora é o presente e o futuro, mas claro que sem nunca esquecer o passado.
    Mas já agora! Tanta revolta, tanta defesa e tanto ataque significa o quê? MEDO de alguma coisa? Quem não deve não teme!
    Quanto à cruz logo se vê lá mais para o final do ano, amigo! Deixemos falar quem deve falar!

    ResponderEliminar
  19. Mas qual diferença?
    Aconselho o meu amigo a consultar as contas da Câmara nos dois períodos. Deve ficar surpreendido!
    Quanto à comparação entre o Narra e o Mendes Pinto, não se deve fazer, por ser injusta para o Mendes Pinto.
    Não me recordo de NADA que o Mendes Pinto tenha feito pela Vidigueira.
    Por Selmes lembro-me que NÃO autorizou que a Associação de Beneficencia funcionasse.
    Em Pedrogão lembro-me dele ir votar na Associação de Beneficencia para manter lá o Cerejo, que recebeu 30.000 contos da Câmara em 2005 para fazer um centro de noite e até hoje, não fez NADA e ficou o dinheiro. Que ao que parece,segundo o relatório e contas, já lá não está todo.
    Se quiser esclarecimentos sobre isto pergunte ao José Maria Aniceto, que sendo Presidente do Conselho Fiscal o pode esclarecer desta "linda" situação. Quase que parece o BPN.
    Quanto ao MEDO, aponte, para memória futura, a distribuição vai ser CDU 4, PS 1.
    BJXS.

    ResponderEliminar
  20. A memória actual é a de compra de terrenos e casas aos camaradas.Tão amigos que nós somos.

    ResponderEliminar
  21. Parece a estrada da vinha do Costinha.
    Era para ir á uva no belo BMW.
    Nas obras enterradas é que está o segredo.
    Eu sei, que tu sabes, que eu sei.........

    ResponderEliminar
  22. Estive aqui a comparar as obras dos executivos da Câmara Municipal, os últimos três. Carlos Goes e seu executivo desenvolveram um trabalho com menos recursos mas com muitissima obra feita a nível de infra-estruturas e equipamentos que a maioria dos concelhos limitrofes não tem, Mendonça, pouca coisa, Pavilhão de Desportos da Vidigueira e meio jardim Frei Ant. das Chagas, nas aldeias nada!!!, Narra ao longo de 4 anos desenvolveu um conjunto de obras e outras intervênções que vão ttrazer mais desenvolvimento a este concelho.

    Feita a minha analize concluo que todos têm trabalhado dentro das suas capacidades e inteligencia, por isso analizem bem!

    ResponderEliminar
  23. E o Olivera é do PS ou do PC? No ano das eleições ele põe-se a jeito. Se ganhar o Pinto ele é do PS, mas se ganhar o PC ele diz que já era PC desde pequenino.
    Quanto às insinuações olhem que bem vistas as coisas, roubalheira é de todos os partidos, desde que tenham poder.

    ResponderEliminar
  24. Meter ao bolso é permitido? Pelo menos tem sido. Foi, é e será. Cá por mim metem-me fezes, todos os que são e os que querem ser.

    ResponderEliminar
  25. 23 de Maio de 2009 9:17. Gostava de lhe dizer que por acaso tirei o meu 12.º ano através do RVCC, mas isso não impedi que lhe dei toda a razão ao seu comentário,sobre o desenvolvimento, se ouver obras e o que eu sou dessa openião.
    Agora o que faz as pessoas comentar o que não sabem é a forma como só pensam, em proveito das cores partidarias. E assim não veiem nada do que esta a sua frente.

    ResponderEliminar
  26. anonimo de 18 de junho de 2009
    A escrever da maneira como escreve vai ter de voltar para a escola novamente!(Primária)

    ResponderEliminar