sábado, 13 de junho de 2009

Novo Lar da Vidigueira - Ínicio das obras

Quem passar pela Rua do Olival, já percebe que as obras do novo lar já começaram.
Sem grande barulho, e sem lançamento da 1ª pedra, o novo lar vai dar resposta à lista de espera do concelho.
Implantado num terreno adquirido para esse fim, a IPSS que vai proceder à sua gestão, estabeleceu uma parceria com a Câmara Municipal, para a rápida concretização da obra e da sua entrada em funcionamento.
Do documento de parceria apresentado realce para a prestação de contas a que a IPSS está "obrigada" perante a Câmara Municipal, o que permitirá que a gestão do lar seja aberta, clara e transparente, acessível a qualquer pessoa que pretenda saber onde, quando e como são aplicados os dinheiros públicos.
Será então de crer que o acesso a fundos públicos da Câmara, por parte das várias IPSS's do concelho, tenham a mesma "obrigatoriedade", de forma a que ninguém se escude em estatutos blindados para não fornecer informação aos contribuintes.
Deixem-nos a vossa opinião sobre esta matéria........

29 comentários:

  1. Grande sucesso foi a escalada do Mendro. Tinha para cima de 7 pessoas. Isto é que é deitar à rua. "Crisis what crisis"

    ResponderEliminar
  2. Não sei se será o melhor sìtio para fazer o lar. AS pessoas precisam de sossego e ali ao pé do carmo velho da vidiguiera, onde quase todos os dias há tiros, e grande confusão de tráfico de droga e se calhar outras coisas tambem. Mas ressalvo que é urgente um lar novo ou dois porque a população cada vez está mais envelhecida,o local é que não é o melhor.

    ResponderEliminar
  3. epa estamos a viver na Vidigueira ou em chicago?
    Desconhecia tamém que o casal ventoso tinha-se mudado para estes lados... estou sinceramente convencido que temos de fugir da Vidigueira rapidamente, pois a violencia é assustadora...definitivamente os nossos idosos devem preferir acabar os seus dias isolados no campo, onde raramente alguém os irá visitar por falta de tempo!!! ficam assim mais próximos da sua eternidade..para se irem habituando!
    Maria dos Cardos

    ResponderEliminar
  4. Pois! Com a oferta de emprego que anda por ai, os novos fixam-se mesmo na vidigueira....

    ResponderEliminar
  5. Porque razão estão sempre a criticar a Misericórdia, até parece que existem duas terras chamadas vidigueira.
    Entendam de uma vez por todas a vidigueira é de todos , independentemente da cor.
    Façam obras.........

    ResponderEliminar
  6. Ao anónimo que não sabe se é a vidigueira ou chicago,é porque não deve ser de cá, ou se for vá para lá morar que logo vê como é. Com tanta terreno e casas que a camara comprou no centro da vila não ficava lá melhor o lar, e se calhar com mais capacidades.

    ResponderEliminar
  7. Cada vez mais querem levar as coisas para as "pontas" da vila, o lar nos arrabaldos e o infantário como o bairro das tendas vive bastante isolado durante o dia/noite e para as pessoas gastarem gasolina, pois porque quem vive na outra ponta da vila é obvio que não vai a pé para lá. Como se não houvesse grandes casas abandonadas a cair aos pedaços no centro da vila.

    ResponderEliminar
  8. Afinal á varias pessoas com a mesma opinião, o lar é preciso, mas o local não é o melhor.Se o vosso patrão Jerónimo pede ao governo para rever os grandes investimentos,para o país, estas obras todas para a nossa terra tambem são de grandes dimensões,parar não,mas se calhar meter as pessoas no centro da terra será possivel.

    ResponderEliminar
  9. e já agora façam tambem as escolas no centro, o cemitério,os stands.....

    ResponderEliminar
  10. Já pensaram que nem todos podem morar na Praça.
    Os arrabaldes como alguns dizem, podem e devem ser medidos.
    Exemplo:
    Do Jardim da Shell até à Praça Vasco da Gama ( ddus coisas no centro da vila) é mais longe que do Jardim da Shell ao LAR.
    Vão lá medir e depois digam qualquer coisinha.

    ResponderEliminar
  11. O anónimo que não sabe se falam da Vidigueira ou de Chicago mora na Vidigueira, e por opção! Por isso é que fica atónito com as barbaridades que se dizem acerca da segurança no concelho! Quanto ao centro ou à distância do lar do centro da vila, tenham pacieência o lar fica mais central que o lar da fundação! e muito mais central que a opção de se fazer um lar na estrada da Quinta do Carmo... e provavelmente num equipamento que se quer com as condições de segurança e qualidade para albergar idosos, deverá ser feito de raiz, e não aproveitando edificios existentes...
    Quantos é que já foram visitar um idoso no lar da fundação? acham que oferece as condições desejáveis? vamos tentar que este seja um lar com melhores condições, e para todos!
    Maria dos Cardos

    ResponderEliminar
  12. SOMOS UM PEQUENO BAIRRO DE CIDADE, MAS COM OS MESMOS DIREITOS DAS GRANDES CIDADES,PORQUÊ TANTA DISCUÇÃO? A PONTA DA VILA É QUAL? O BAIRRO COVAS LIMA OU O BAIRRO DAS TENTAS?

    ResponderEliminar
  13. nao se preocupem com a localizaçao do lar,porque quem vai beneficiar dele sao os idosos de Vila de Frades,os da Vidigueira vao ficar num ermo na estrada de Alcaria

    ResponderEliminar
  14. Falam do socrates que não houve ninguem. não aceita outras opiniões, parece que aqui é igual,vem logo com 7 pedras na mão, tenha calma dona Maria Dos Cardos.

    ResponderEliminar
  15. É pena que na contrução da nova escola não pensem ainda em fazer secundário, enquanto isso, a profissional vai à falência e ficamos sem progresso.

    ResponderEliminar
  16. Eu só estou a dar a minha opinião, porque é que a minha opinião o incomoda? Argumentação e fundamentação não são 7 pedras...é elevar o nível da discussão!
    Maria dos Cardos

    ResponderEliminar
  17. Os Vilafradenses ficaram mto tristes e com razão porque o "LAR" se é da Mesiricordia de Vila de Frades, mais outro "TACHO" para G.Pereira, porque ñ é construido lá. Até o que é deles lhe tiram mesmo assim só votam neles,"POVO" abram esses olhos.

    ResponderEliminar
  18. Eu não fico incomodado com opiniões diferentes,tou muito habituado a isso, você é que se manisfetou de uma forma abrupta quando eu falei no carmo velho da vidiguiera. Pergunte ás pessoas que moram lá perto a opinião delas, e se calhar muda de opinião. A não ser que faça parte do gabinete da camara para as etnias?

    ResponderEliminar
  19. Gosto muito de ouvir outras opiniões, e reconhecer se estiver errado. Sou um democrata.

    ResponderEliminar
  20. o k é triste nisto tudo é que só se fazem obras a beira das eleiçoes pk será?

    ResponderEliminar
  21. Não sou funcionária da Câmara! Eu também acho que os seus comentários sobre a segurança no concelho são exagerados e sem sentido. E como residente no concelho da Vidigueira também posso ter uma opinião. Moro na Vidigueira há bastantes anos e nunca senti nenhum tipo de insegurança, nem mesmo em relação à comunidade cigana...e não moro muito longe do local que refere.
    maria dos cardos

    ResponderEliminar
  22. A vidiguiera ainda é uma terra que se pode andar na rua descansado,mas não me venha dizer que no local a que se referimos vai passear,ou aconcelha a alguem a ir passear para lá, eu ainda sou do tempo que podia ir a torre descansado,mas meu fiho tem medo.

    ResponderEliminar
  23. Pois aqui não posso deixar de dar a minha opinião
    Embora seja a favor que se ajude na integração dos ciganos na sociedade.
    Não posso deixar de concordar, com o lar aqui no chamado Castelo que não é, Ali é a RUA E A TRAVESSA do OLIVAL. O CASTELO é um pouco mais acima. Pois onde o LAR vai ficar até esta dividido com as casas com as casas ali existentes.Mas claro que se não retirarem daqui os ciganos um dia começam os velhos tambem na ganza, quem sabe assim até esquecem os problemas as reformas de miséria. OU um dia quem sabe tornar-se aqui o FAROESTE. ENTRE OS CIGANOS E A MESERICORDIA; Só espero que os nossos idosos escapem.

    ResponderEliminar
  24. Vocês tem um sentido de humor muito apurado. Mas olhe cuidado com os telhados de vidro. AS claraboias.

    ResponderEliminar
  25. É com alguma atenção que tenho verificado que a Vidigueira se encontra em fase de desenvolvimento muito acentuado ao nivel de infra-estruturas(Lar,Escola,Creche e Biblioteca/Auditório) que à muito faziam falta à nossa Terra, o que é algo que me agrada. No entanto, pergunto aos presentes nestes forum, dado que todos estes focus de investimento trarão melhorias futuras na qualidade de vida da população, o porquê dos Filhos da Terra ainda terem de andar a procurar o seu ganha pão fora do seu Concelho. Uma vez que as Empresas que veem executar estes investimentos já trazem os seus quadros não dando qualquer hipotese às pequenas empresas do concelho/pessoas que queiram colaborar na execução dos investimentos acima mencionados. Desta forma, sou da opinião que todos estes investimentos estão de acordo com as necessidades do Concelho da Vidigueira,no entanto, poder-se-ia aproveitar os mesmos para fomentar o Emprego na região (apesar de precário).

    ResponderEliminar
  26. Concordo com o comentário anterior.
    Realçar apenas que as regras da contratação pública não permitem actuar dessa forma.
    Procure saber como estão definidas na lei essas regras e perceberá do "querer" até ao "poder" vai uma distancia enorme.
    Acho que a Câmara está no caminho correcto, e mesmo com dificuldades no emprego directo, interfere mito no indirecto (comida,bebida,combustiveis,sub-empreitadas, etc.)

    ResponderEliminar
  27. Que cambada de ignorantes são vocês todos. Que gente pobre de espirito temos na nossa terra...calem-se todos e metam-se em casa ou então façam algo pela nossa terra....PORRA!
    PAREM DE CRITICAR QUEM FAZ ALGUMA COISA...Não sou comunista...mas tudo o que seja feito para melhorar as condições dos idosos e crianças da nossa terra é por mim aplaudido!Sejam os comunistas ou os socialistas a fazer. POR FAVOR, DEIXEM DE CRITICAR E COMECEM A AJUDAR.
    A nossa terra precisa de dois lares ou 3 ...não são demais certamente, com as listas de espera que todos conhecemos.
    Qual é o problema de ser dentro ou fora da vila?
    Quando os familiares e amigos dos idosos são dedicados e querem participar nas suas vidas fazem-no de certeza.
    Penso que alguns de vós devem ter ou ter tido pais, tios, avós, em lares dentro das povoações e passam meses sem os irem ver!SIM, porque estão-se nas tintas para os idosos. Querem é po-los no lar, independente de ter condições ou não, de seguida é venderem-lhes as casas, para vocês viverem em condições.
    Ou então vão-lhes gastando todo o dinheirinho das poupanças de uma vida e depois não tem para os lares...acham que são caros!
    Pensem nisto!

    ResponderEliminar
  28. LAR DOCE LAR....
    É sempre dificil imaginar tal cenário, quando se vive a correria de uma vida de trabalho, seja na Vidigueira seja em qualquer local.
    Mas estes LARES são necessários, não esquecendo a dignidade e os valores de quem lá mora.
    O bonito painel do novo LAR agrada-me mas deixo um ALERTA para quem fizer parte do cenário:
    _Tratem bem as PESSOAS e reflitam que será a vossa casa um dia,talvez muito mais próximo do que se imagina.
    Até mais....

    ResponderEliminar
  29. Mas que triste fiquei ao ler estes comentários Bacocos de uma falta de consistência aflitiva... cada um com menos sumo que o outro. Já agora em jeito de desabafo. Tenham cuidado com os ciganos, essa gente "TRABALHADORA" que fazem parte das minurias e que alguns defendem com unhas e dentes a troco do "tacho" deles (que os levem para a casa deles, era uma boa solução!!! já pensaram nisso???) Façam o lar no lugar que tem de ser feito...mas façam e não percam tempo discutindo o sexo dos anjos...Há tantos anos que deixei essa terra, mas as mentalidades, essas.... não evoluiram....LAMENTO

    ResponderEliminar