sábado, 11 de julho de 2009

S.Tiago - Um flop na tradição

As feiras tradicionais caminham para o seu fim.
Aparecendo as feiras temáticas, que aos poucos vão ganhando terreno, dimensão e projecção, os espaço para as feiras tradicionais vão desparecendo.
A Câmara Municipal, no geral, e o seu Presidente em particular, terão inevitavelmente de abordar este tema com vontade de proceder às alterações necessárias para dar outra visibilidade a esta feira.
Deixem-nos a vossa opinião sobre este flop, perdão, esta feira.......

28 comentários:

  1. Eu tenho uma sugestao a fazer acabem tambem com a feira de Julho,como acabaram com a de Janeiro!!
    Que é assim que vamos para a frente!
    Incompetentes,irra que tristeza a minha Terra!

    ResponderEliminar
  2. Esta feita tem de ser repensada e tentar dar-lhe outro dinamismo, como não sei, mas os tecnicos da Câmara Municipal terão de pensar.

    ResponderEliminar
  3. Já agora esperem para ver a feira de verão da aldeia de Pedrógão, dizem que até esperam 12 mil pessoas por dia, quantas é que vieram a feira de S. Tiago?

    ResponderEliminar
  4. que feira é essa em Pedrogao?

    ResponderEliminar
  5. Parabéns à Câmara pela Feira deste ano, GOSTEI, acho que deve continuar mas redimencionada. Espectáculos, tasquinhas, queijinhos e a tradicional feira franca, conseguem estar juntos, daí que deva continuar a realizar-se a nossa feira.

    ResponderEliminar
  6. Gostei da feira, mas gostei também de ver os candidatos socialistas a passear, o Mendes Pinto, a Idalina, o Cerejo e o Zé Maria, pena é que eles discutam logo na frente da outra gente, "eu não sou criado de ninguém!" dito por um com cara de zangado, porra! se querem ganhar as eleições com estes maus modos, vou alí e já venho!

    ResponderEliminar
  7. Nós, os alentejanos!...

    "A Carteira do alentejano", de Pedro Ferro, em
    http://movimentodaspalavrasarmadas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Que saudades da feira de S.Tiago, da minha infância e adolescência, feita no velhinho Largo da Feira. Há muitos anos que não ia à Feira dos Queijinhos, e que desilusão tive quando no sábado passei pela terra que eu adoptei como minha, e, que amo como se lá tivesse verdadeiramente nascido, ao ver que da velha feira das minhas memórias, nada restava.
    Que os tempos são outros, tudo bem!
    Que a vila evoluiu, ainda melhor!
    Que se percam tradições como a Feira de Janeiro, a Igreja de S. Francisco aberta todos os dias, para que os devotos de N.ª Senhora das Relíquias a possa visitar e rezar-lhe quando querem, ou a Feira de S.Tiago, é péssimo!!!
    Sendo alguém que ama e conhece essa terra, como a si própria, onde tenho as minhas raízes e as mais belas memórias da infância e adolescência, deixo a quem de direito um pedido:

    POR FAVOR, NÃO DEIXEM PERDER AS TRADIÇÕES E RECUPEREM AS QUE JÁ SE PERDERAM!

    ResponderEliminar
  9. É lamentavel os responsáveis da nosssa terra que têm tanto amor à mesma,como dizem,percam tempo em mandarem,os empregados do município,buscar um grelhador,à pastelaria do RELÒGIO para os estaleiros da câmara,que à 2 dias foi feito este mini evento,sem o proprietário não tenha conhecimento do levantamento do grelhador. SENHORES RESPONSÁVEIS e a barraca da SUPER BOCK que esteve no JARDIM DA SHELL 1 MÊS? qual é a vossa explicação.Não brinquem com os contribuintes,e esta empresa RAMALHO & COSTA Lda.tem 9 empregados constituída em 1983.percebam se quizerem e tenham cuidado com as decisoes em cima do joelho. FERNANDO RAMALHO foi qêm escreveu.

    ResponderEliminar
  10. Oh Fernando com tanto empregado não havia um que tirasse a MERDA do grelhador do meio da Praça Da Republica?
    Ou não tiveste tempo para isso?
    Gastas o tempo a dizer asneiras de café em café que não tens tempo de arrumar a porcaria que fazes numa Praça que é de todos.
    Porque a Praça da Republica NÃO É TUA.

    ResponderEliminar
  11. Eu acho que a feira no pedrogao vai ter mais de meio milhao de visitantes num fim de semana!
    Garantidamente!

    ResponderEliminar
  12. O Marco Paulo deve chamar muita gente para a feira do Pedrógão!

    ResponderEliminar
  13. sem ofensa mas as feiras são para os feirantes e tendeiros o pessoal da terra não se convence que devem estar cada um nos seus negócios.Talvez a feira tivesse algum jeito. A tristeza que foi era melhor acabar.Onde anda o carrocel e o circo porque artistas e espetáculos vemos e ouvimos nós todos os dias.

    ResponderEliminar
  14. O Marco é colega do toninho pito

    ResponderEliminar
  15. Feira da Vidigueira - Onde estás? Pestana Onde Estás? Sabes o é a Feira da Vidigueira ? mesmo sem fazeres nada, vás acabando com o pouco que há. Pensa bem, se tens pensar que eu duvido, mas pensa um bocadinho, as pessoas desta terra têm tradições, não acabes com elas. Mas apesar de tudo eu vou dar-te um louvor, o louvor da audácia, sim porque é necessário ter audácia para ser candidato sem de nada perceber, no entanto os "€" sabem bem.

    ResponderEliminar
  16. Oh! Fernanno Ramalho, então e agora quem ASSA o Pinto que puseram na praça da república, se levaram o grelhador?

    ResponderEliminar
  17. 12.000 para ver o Marco Paulo -possível
    já 100 para ver aqueles tristes (que são sempre os mesmos aliás) que subiram ao palco da Feira de S. Tiago - impossível.

    Uma coisa é certa, as feiras e festas estão cada vez piores e a Feira de S. Tiago foi bem exemplo disso. Quem gostou daquilo não deve de certo conhecer mais nada.

    Quanto á festa do Pedrogão, depois de ver o programa que me pareceu bastante atractivo, não conhecendo quem está por trás de tal feito dou desde já os meus parabéns. Eu vou lá estar de certeza.

    À Vidigueira os meus parabéns também...parabéns pela desorganização do espaço, pela fraca mostra da cultura e produtos do concelho, pelos stands vazios e que de nada servem e pela meia dúzia de palermas que acham que cantam. Também gostei do artesanato cheio de pó e os tendeiros no alcatrão.

    Pestana you're the best...em dolce fare niente

    ResponderEliminar
  18. os tristes que cantam são infelismente sempre os mesmos que o fazem em prol da cultura e das tradições que se vão perdendo, mas teimosos ,alguns teimam em não as deixar perder.
    é triste que se venha para este blog dizer tantas asneiras!
    é bom saber que os tristes que cantam estão a percorrer o País levando as suas tradições, e o conhecimento da nossa terra a todo o lado.
    De facto, é pena que aqueles que se acham alentejanos(na verdadeira acepção da palavra) não dêm valor às suas raízes cantadas por homens e mulheres palermas que acham que sabem cantar.
    Anónimo

    ResponderEliminar
  19. Lamentavelmente quando os tristes que sabem cantar o fazem na Vidigueira não passam disso mesmo "tristes" pk continuam a perder tempo com que não merece nem valoriza o que de bom existe na sua terra, já quando vão a outras localidades e Pedrógão do Alentejo é um excelente exemplo, são bem recebidos e tratados com respeito e carinho. Bem haja Pedrógão do Alentejo!

    ResponderEliminar
  20. Quero aqui deixar os parabens para a equipa que organizou a festa de Pedrógão! Não só pela coragem de dar um nova "alma" às festas mas também por continuarem a valorizar os grupos do Concelho da Vidigueira!

    ResponderEliminar
  21. primeiro que tudo parabens e obrigado pela audacia de se criar um blog, qual forum de debate das mais variadas e triviais questoes do panorama cultural e social, quotidiano e politico, empresarial e popular... etc.. da nossa querida vidigueira. desta feita resolvi participar activamente na ja instalada polemica gerada pelos que nao dando a cara opinam aguerridamente sobre tudo nao dizendo na verdade quase nada.. espectaculo!!! bem.. antes aqui que nas tabernas e cafes onde o nivel de discussao ainda se aproxima do aceitavel e onde se conseguem esgrimir argumentos de forma relativamente civilizada ainda que roçando a perfida ma lingua. ora vamos a eles que se faz tarde... tenho reparado nas diversas opinioes de algum ou mais que um que se referem aos que nao sabem cantar e que nao amiude participam nos certames do concelho, pobres coitados, sao sempre os mesmos, que vergonha!! exclamam as mas linguas.. alguem sabe porque? nao! nem vale a pena saber, é mais facil rebaixar e tecer desagradaveis consideracoes, ah pois é! esses coitados que tem divulgado o nome da vidigueira em todo o lado, que tem feito com que o nosso concelho seja representado fora de portas de forma honrada e digna, que levaram a nossa cultura e o nosso nome ( entenda-se, vidigueira) a televisao, que viram o seu esforço ser reconhecido com a gravaçao de um cd que passa nas principais radios do alentejo e nao so, que sao recebidos noutros concelhos com deferencia e respeito por nao deixarem morrer tradiçoes e fazer algo pela divulgaçao daquilo que e nosso, etc... etc... etc... pois, coitados.. as vozes que se levantam em prol da critica facil sao habeis e prodigas em exercer um juigamento desprovido de criterio ou inteligencia, pena, tenho pena que nao saibam porque sao sempre os mesmos, mas eu vou dizer.. sao sempre os mesmos porque camtam sem levar dinheiro,porque estao sempre disponiveis para vos, porque sao abnegados e muitas vezes em prejuizo proprio e mesmo sabendo que santos da casa nao fazem milagres dizem sempre presente!! ah e ja agora.. e voces que criticam o que fazem mais alem de se esconderem e criticar??? desafio-vos a fazer melhor.

    ResponderEliminar
  22. ha tristes que sabem cantar e tristes que acham que sabem cantar mas que na verdade gritam e procuram o protagonismo, talves fosse melhor um pouco de humildade e evitar tristes exibiçoes em publico e exuberantes demonstraçoes vocais, ganhem juizo voces nao precisam disso, parem tambem com as piadolas sem graça e a conversa a mais nos vossos espectaculos, so vos retira credibilidade e sinceramente ja enjoa...

    ResponderEliminar
  23. retiro todos os elogios que fiz a pedrogao... o espectaculo de sexta foi vergonhoso por culpa da organizaçao, chamam aquilo fazer som??so quiseram foi queimar o grupo que la actuou, tenham vergonha...

    ResponderEliminar
  24. Deixem-me dizer acerca da feira do pedrógão - foi preciso coragem. Afinal é fácil criticar quem faz, mas fazer.........Gostei do Marco Paulo, moço das minhas idades e sempre com a mesma capacidade de mover multidões.Também já andei no mundo da música muitos anos, e acerca desse grupo de música que falam, não tive oportunidade de ouvi-los no pedrógão, mas ouvi-os em Marmelar, e digo - Parabéns - têm aqui um fan.Gosto de ouvir a boa música, e dentro do género coral/instrumental, estão mto bem, pois têm bons executantes.Destaco a voz principal, mas claro, valem todos pelo conjunto. Sei que têm feito sucesso fora daqui. CONTINUEM E NÃO LIGUEM A BOCAS,em comparação com outros do mesmo género que por aí andam.......

    ResponderEliminar
  25. Falo-vos pela primeira vez, e, tive conhecimento deste BLOG através de um amigo da Vidigueira.Sou de Beja,e há muitos anos que não ia ao Pedrógão. Revi alguns amigos e estive presente na feira. Mas isto para dizer que, faço e já fiz parte de vários projectos musicais, e assisti aos espectáculos que lá se realizaram. Concordo com a crítica anterior quando diz que o som que deram ao grupo popular que lá actuou não era o mais adequado. Mas eu, e talvez a maioria das pessoas que assistiram á actuação, já conhece o grupo e o seu trabalho. Conheço bem quatro dos elementos que lá tocam e cantam, pois fazem parte de grupos de Beja, e sei bem do seu potencial e do que eles são capazes, e, já o provaram.
    Em muitos anos de palco, tive e tenho dias bons e maus, mas quando se sobe para lá para cima há que dar o melhor e isso foi o que vi eles fazerem. Continuem a divulgar a música tradicional. Abraços....... N.A.

    ResponderEliminar
  26. Boa tarde
    então é assim, o grupo de que falam vão estar hoje (18 de Agosto) em Beja, espectáculo promovido pela AniBeja, para quem não conhece ver programa próprio), Domingo no BTT vidigueira, Quarta feira seguinte em salvada, sexta feira Garvão, 12 de setembro Vera Cruz, 5 de Outubro Quinta do Conde, etc, etc, etc, e se alguma dúvida houver, consulte WWW.cm-beja.pt, alentejo popular on-Line,Tv Alentejo, Rádio Pax, etc...

    ResponderEliminar
  27. isso das feiras deviam continuar mas nao na vidigueira
    teem a mania ke sao importantes
    vao ao mercado de portel as compras e depois vao para as pastelarias dizer ke compram nas lojas de marca em beja
    muito fuleiras essas tias de merda

    ResponderEliminar
  28. Boas a todos,

    Faço parte da Associação Caminhos de Odiana que foi Comissão de Festas de Pedrógão no ano que passa.

    Não entendo em que parte deste post se começa a discutir a Festa de Pedrógão ou porque se comparam duas festas que em nada tem a ver uma com a outra. Uma organizada pela Câmara da Vidigueira e outra pela Comissão de Festas de Pedrógão.

    De qualquer forma fico agradada com alguns comentários que aqui li sobre a nossa festa. Ainda que alguns com mais valia que outros.

    Realmente é muito mais fácil criticar, como bem diz um amigo aqui em cima, do que fazer. Para isso há cada vez menos gente neste país.

    Se o som não estava à altura do grupo, se a comida estava menos quente e se houve outras coisas que correram menos bem, sejamos realistas...as Comissões tentam fazer o seu melhor dentro das capacidades e orçamentos de que dispõem, ou seja, não existem milagres nem tão pouco festas sem incidentes em que tudo excepcionalmente corre às mil maravilhas.

    Sejamos mais compreensiveis e menos criticos, quem sabe até mais cooperativos e esta vale também para as entidades públicas do concelho que muito nos dificultaram a vida desnecessariamente com falsas promessas e "ditos por não ditos".

    A festa, essa, correu dentro das nossas espectativas e com as falhas minimizadas dentro do que nos foi possível.

    Aos que nos ajudaram durante este ano, aos visitantes, às entidades privadas, aos comerciantes de pedrógão e todos os que cooperaram com o nosso projecto o meu sincero agradecimento.

    Daniela Martins
    (que isto de escrever e assinar anónimo tem muito que se lhe diga - dar opinião sim mas há que fazê-lo assumidamente)

    ResponderEliminar