quarta-feira, 22 de julho de 2009

Um problema chamado CIGANOS

Mais uma vez assistimos ao comportamento vergonhoso da comunidade cigana.
As tentativas de intimidação desta comunidade para com os serviços publicos é uma verdadeira vergonha.
Hoje foi porque não querem pagar a água que consomem.
A Câmara criou um gabinete de apoio aos ciganos, mas para que serve na prática?
A necessidade de chamar as forças de segurança para repor a ordem, traduz a ineficácia dos técnicos que estão neste gabinete. Muita teoria e pouca prática.
A Câmara têm o dever de tratar de igual modo os seus municipes, logo a atitude do Presidente da Câmara ao exigir que a comunidade cigana pague a água que consome parece-me uma atitude correcta e justa.
Deixem-nos a vossa opinião sobre esta matéria......

59 comentários:

  1. A culpa e da camara,nao devia ter arranjado terreno para os ciganos, que so fazem disturbios onde passam.Quanto ao pagarem agua,acho que devam pagar pois deixam a torneira aberta noite e dia e a agua a correr ate a ribeira. Eu vi

    ResponderEliminar
  2. Eu assisti ao comportamento dos ciganos,mas eles so queriam falar com o presidente. Porque vao buscar as tecnicas se eles nao queriam falar com elas?

    ResponderEliminar
  3. Alberto Joao Jardim:

    Se as autoridades nao fazem nada queres que os tecnicos façam o quê?
    Obama deixa de criticar e fazer insinuaçoes sobre as pessoas!
    logo se vê o que vai ser feito em relaçao a este que é um problema de todos nós!

    ResponderEliminar
  4. n fui eu k em outros tempos lhe prometi casas...agora aturem-nos...

    ResponderEliminar
  5. Primeira medida do executivo é mudar esse maldito gabinete para o Castelo, sendo os ciganos a pagar o vencimento à senhora candidata a vereadora, pode ser que ela mude de opinião e deixe de cuspir no prato onde come.

    ResponderEliminar
  6. Primeiro urge clarificar o que aconteceu ontem:
    Manifestar, como fizeram os ciganos frente à CMV, o desagrado pelo modo como se sentem tratados pelos vários executivos e por uma parte da população da Vidigueira não tem nada de vergonhoso. Era só o que faltava. Quem não se sente não é filho de boa gente, já ouviu?
    Depois, a água é apenas o pico do icebergue. Esta manifestação foi despoletada porque a situação latente está mal há muitos anos, décadas, séculos.
    O senhor "Obama" - é assim que pretende intitular-se, embora lhe faltem capacidades necessárias para alcançar o nível do actual presidente dos EUA - excede-se: em primeiro lugar o que é vergonhoso é que alguma Vidigueira branca, dominante se sinta bem e viva confortável nas suas casas, década após década, enquanto assiste ao passar de várias gerações de vidigueirenses ciganos encurralados em matadouros e em barracas, condenando criaças e jovens que podiam ter condições para estudar e singrar na vida e nem sequer têm uma habitação digna, que seja decente. Pior, isto acontece na Europa inteira, com diversos graus de gravidade.
    A "intimidação" como lhe chama, eu diria a indignação é uma arma. A inércia dos serviços, a começar pelos vários executivos, é outra arma, bem poderosa por sinal, pois permite estagnar vidas. E é o que tem feito com estas famílias.
    A água - e só uma pessoa bem desatenta como este "Obama" poderia não o perceber - é apenas um sinal da atitude infantil com que o executivo camarário se lida com o problema. Será que não deviam ter direito a água? Responde que sim, mas que a paguem! Certo, só que viver numa barraca não é exactamente o mesmo do que viver numa casa condigna. É do lírico esperar que se dá água a pessoas que vivem em barracas e elas se calem, ou melhor que não vivam indignadas com tudo o resto.
    Quando questiona o gabinete, a asneira é ainda maior. Para além da tentativa de provocação gratuita e fútil, a acusação de "ineficácia" que o senhor "Obama nº2" faz aos técnicos do GAIME (sabe o nome ao menos?) é completamente disparatada e excessiva, se tiver em conta que o Gabinete existe desde Março e um dos elementos - eu, André Correia - apenas presta serviços 17horas e meia por semana. Mais lhe digo, o senhor "Obama" devia saber que desde Março o GAIME conseguiu um mediador cigano que vai trabalhar com a CMV a partir de Setembro.
    É de uma perversão total, como o senhor Obama pretende, incriminar os ciganos quando eles na realidade são vítimas. Vender água a quem não tem tecto... isso sim devia envergonhar os autores da iniciativa.
    Em inglês chama-se "blaming the victim", não conhece a expressão senhor "Obama"? Devia, pois na América dos anos 50, 60 e 70 era prática comum dos brancos WASP sobre os negros, que tinham deixado de ser escravos efectivos há pouco tempo. Quando reclamavam os maus tratos de forma mais veemente eram acusados de desordem. Isto não lhe faz lembrar um certa ditadura familiar aos portugueses? Tiques que ficam...
    Era preciso que os executivos mostrassem coragem na resolução deste problema, o que ainda nenhum fez. Nenhum executivo sentiu até agora que importa resolver esta situação começando por corrigir o erro histórico que coloca os ciganos em desvantagem em vários domínios - educação, emprego, etc - face aos não ciganos. Quando se está do lado do poder, é fundamental reconhecer que se tem que estender a mão às minorias. De outra forma elas sentirão sempre o peso das humilhações de séculos na pele.

    ResponderEliminar
  7. "Muita teoria e pouca prática". Esta não podia deixar escapar. Sabe certamente que uma complementa a outra. Acontece é que, misteriosamente, em 2002 um processo de realojamento destas famílias ciganas, que tinha começado em 2001, ficou bloqueado na CMV, depois de se ter iniciado o acordo com o INH, actual IHRU. Pouca prática? Reflicta melhor sobre o assunto. E, claro, há muito mais coisas entre a teoria e a prática...
    Devem ser tratados por igual quem sempre foi sentido como igual, o que, como sabe muito bem o senhor Obama, não foi nem é o caso dos ciganos, na Vidigueira, em Portugal e na Europa.
    Infelizmente para os ciganos, porque é que o senhor "Obama" havia de achar que a Vidigueira é uma excepção no âmbito da Europa?
    Talvez devesse ler mais, informar-se mais para depois opinar sobre o que não sabe quase nada.

    André Manuel Clareza Correia

    ResponderEliminar
  8. Não deixa de ser sintomático do que acabei de escrever, que este blogue só vários meses após a criação do GAIME, que critica, crie uma etiqueta "MINORIAS ÉTNICAS". E a intitule "Um problema chamado CIGANOS". Vergonha?
    Presunção e água benta, cada qual toma a que quer.
    Sabe, não há acasos na vida humana.

    André Correia

    ResponderEliminar
  9. Ontem o GAIME e o mediador cigano estiveram em Lisboa em reunião com a Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural, a acertar detalhes do projeto que terá início em Setembro.

    O caminho faz-se caminhando... construindo e não tentando destruir.

    André Correia

    ResponderEliminar
  10. Uma informação importante para pensarmos tudo isto que se está a passar: o GAIME recebeu 6 enxadas de um encarregado dos estaleiros e a indicação de que as deveríamos entregar aos ciganos (resta saber a quais? pois são só 6 enxadas.) para eles limparem o mato que há à volta das barracas no Castelo (e provavelmente matarem as cobras e outras animais).
    O que falta contar é que várias famílias ciganas vieram, desde o início de Maio, ao GAIME para pedir que a CMV fizesse essa limpeza, sobretudo por causa das crianças. O GAIME não só encaminhou o vários desses pedidos por escrito ao executivo, como alertou várias vezes para o facto de tal acção ter caído no esquecimento. A resposta interna era de que não havia pessoas para fazer essa limpeza. Hoje, com a entrega das 6 enxadas, percebe-se que a atitude é tão-só provocadora.
    Parece que o facto de viverem em barracas e de serem afastados da vida laboral e social da Vila não é suficiente, insiste-se na humilhação dos ciganos enquanto colectivo, enquanto grupo.
    Isto, noutros contextos, resultaria em violência. Quem arrisca, pode ser que petisque...
    André Correia

    ResponderEliminar
  11. Este é um problema que nunca se irá conseguir resolver, venha quem vier. Essa canalha é so direitos e não há deveres, brincam com o sistema, menos em Albergaria dos Fusos.

    ResponderEliminar
  12. Sou da tua opinião... é vergonho ver os ciganos a irem pedir para não pagar a àgua montados em viaturas de 2009 e tudo com carrinhas topo de gama!!
    Quantos habitantes de Portugal inteiro ainda nunca tiveram um carro novo e mesmo assim continua a pagar todas as suas contas...
    É vergonhoso a sua atitude mas são os responsáveis máximos por Portugal que tem a principal culpa... habituaram-nos mal, agora paguem as consequências!!

    ResponderEliminar
  13. Não há paciencia para este tipo de post. a ignorancia quando se instala deste modo, é reveladora.
    Pense, reflicta e seja inteligente antes de escrever.
    é assim que este pais não muda

    ResponderEliminar
  14. Gabinete de apoio aos ciganos? até nisso Há descriminação mas é em relação a nós, porque os ciganos são sempre Portugueses de primeira...nós apenas pagamos para eles terem mais regalias que nós

    ResponderEliminar
  15. andrézinho correia, pq não vais morar lá para os lados do castelo, sim, vai, e aproveira a enxadas e começa a tirar a erva e os pastos...
    e já agora aproveita e antes de dormir fecha a merda da torneira da água. sim poupar água também deve ser dever dos ciganos, assim como pagar impostos, trabalhar, e respeitar o próximo, sim pq eu sempre respeitei essas pessoa...

    ResponderEliminar
  16. Ao senhor André Correia:
    Li atentamente o que escreveu.
    Afirma textualmente que nenhum executivo teve coragem de resolver este problema.
    O que pensa V.Exª do trabalho desenvolvido por este Presidente da Câmara nesta matéria da problemática dos ciganos?
    O que é o GAIME senão a CMV?
    É esse gabinete algum organismo independente?
    Quem vai pagar o ordenado ou parte dele a esse mediador?
    Esse projecto não teve a concordancia do Sr Presidente da Câmara?
    Se teve porque aparece aqui a tentar mostrar que é uma coisa onde este executivo não tem nada a ver?
    Quem o autorizou a ir a Lisboa para desenvolver o projecto do mediador?
    Foi o Presidente da Câmara?
    Foi no seu carro?
    Foi à sua custa?
    Quem comprou um terreno para desenvolver esforços para realojar os ciganos condignamente?
    Quem o contratou afinal para o Sr fazer parte deste projecto?
    Ou caiu cá de paraquedas?
    E já agora que coincidencia foi esta dos ciganos fazerem este cagaçal todo, logo quando o Sr e a sua colega estavam em Lisboa?
    Foi esse gabinete que incitou os ciganos a este comportamento?
    Com que intenção?
    Sabe que pôs em risco a integridade fisica dos seus colegas?
    Que se limitavam a cumprir o seu dever profissional?
    Acha provocação a Câmara disponibilizar ferramentas para os ciganos procederem à limpeza do terreno onde habitam?
    Não acha que os ciganos devem limpar a porcaria que fazem?
    Que estão montados em carros que o Sr com o ordenado que ganha, TRABALHANDO, jamais conseguirá comprar?
    E que passam os dias a coçar os tomates, logo com muito tempo para vergar a mola de vez em quando?
    Então um ultimo reparo!
    Se dentro da Câmara eu for agredido por algum cigano o primeiro que vai levar um murro no focinho é o Sr.
    Passe bem.

    PS: Ao Sr Presidente
    Se não pagarem a água mande-a cortar, nem que seja preciso irmos lá todos os FUNCIONÁRIOS da câmara.

    O funcionário
    Fodido com os ciganos

    ResponderEliminar
  17. como se pode desenvolver uma zona industrial com um barracal mesmo ao lado e logo á entrada da vila,haja bom senso srs,pensem o aeroporto tá ai á porta não está?
    pensem, ou será só o chico orelhas que tem visão.
    quanto aos srs de etnia cigana que comprem ou arrendem casa como outra qualquer pessoa em vez de gastarem todo o dinheiro dos nossos impostos em carros e carrinha novas.
    Sr. andre correia vá pregar pra outra freguesia e nao defenda o indefensável(eu ate entendo ta a defender o seu tachito)

    ResponderEliminar
  18. Oh Andrezinho:
    Então se foste para Lisboa como vens explicar o que se passou por cá?
    E se sabias o que se ia passar porque não informaste a GNR, o executivo da Câmara e os teus colegas de trabalho?
    Parece que anda para aí mãozinha tua nesta revolta simulada dos ciganos.
    Se não sabes a quem dar as enxadas pega tu nelas e vai lá ensiná-los a limpar a porcaria que fazem.

    ResponderEliminar
  19. Este André anda passado da cabeça não sei o que te passa na cabeça mas deve ganhar bem pra defender os ciganos. Agua a correr um dia inteiro pela chapada a baixo é correcto? depois não pagarem? mas quem são os ciganos para não pagar agua? é só receberem? olha que eu trabalho o mês inteiro para ganhar um ordenado mínimo e aqueles sacanas que não fazem a p*t@ dum corno recebem mais do que eu. Isto admite-se esta gente chegar ali ao fim do mês, ir ali aos correios levantar 500 e tal euros cada um, como eu já presenciei varias vezes.
    É por causa de gajos como tu que lhe dão força é que isto está assim.
    Quanto mais lhe deram mais custam a tirar, não se querem integrar? paciência! Limpem a porcaria que fazem, andam só com eles de bandeja, vai tu la limpar se achas correcto. Cá para mim deves ter veia de cigano por isso é que os defendes tanto e lhe das razão, devias era educa-los em vez de defenderes.

    ResponderEliminar
  20. Bom dia...ao ler atentamente o que o Sr.André Correia (que eu nem sei quem é)escreveu... lamento dizer mas dá-me vómitos... este Sr. ou é cigano ou quer ser...mas o que acho mais lamentável é para ele os ciganos serem uns "sem abrigo" e terem que pagar água, quando os coitadinhos dos ciganos andam montados em carros de luxo, tem rendimentos altos não declarados, só querem direitos e deveres nada. Diga-me Sr. André o que são eles a mais que eu? tenha um bom dia e para a próxima sintetise mais ...porque foi uma seca

    ResponderEliminar
  21. Os ciganos é a maior bandidagem que tá na Vidigueira, de vez em quando andam aos tiros na zona do castelo, qual será o dia em que acontece alguma desgraça com algum cidadão, depois ai quero ver como é resolvido, isso e outras coisas.
    Em vez de gastarem dinheiro e tempo com esse projecto novo com os ciganos, deviam pelo menos perder tempo com os municipes que vivem em situações dificeis, que não têm para comer.
    Ó Sr Andre, isto é tudo muito bonito, escreve-se e fala-sse muito bem, mas depois em terreno tamos cá para ver, tá mais que provado que eles não fazem o minimo esforço pra se inserirem na sociedade.

    ResponderEliminar
  22. Os ciganos só serão cidadãos quando trabalharem, pagarem impostos, água, luz e tudo como todos nós. Eles recebem ordenados minimos de 900 euros, não pagam nada, são atendidos primeiro que todas as pessoas nos centros de saúde, locais públicos porque senão começam logo a agredir os funcionários e depois tem que vir a GNR para acalmar os ânimos.
    Os "velhotes", reformados por invalidez recebem tão pouco, que a maioria das vezes não chega para comerem, medicamentos, etc.
    Aos ciganos dão tudo, o Sr. André e todos esses assistentes sociais que "andam por aí", devem estar a ser bem pagos por esses ciganos, para os defenderem tanto.
    Já vi comprarem carrinhas que custam mais de 10 000 euros pagas ali em notas verdadeiras, e depois não têm para uma casa!
    Coitadinhos e a droga que passam!

    ResponderEliminar
  23. Ex.º Sr.º André Correia.
    O que lhe quero transmitir é o seguinte, como o Sr. sabe e muito bem, não deve falar assim dos vários, executivos que têm dirigido os destinos desta terra, independente da sua cor política.
    Pois os jovens desta terra para terem uma casa tiveram de se endividar junto dos BANCOS, para não viverem em barracas, como se vê ao longo do nosso País, acho que o Sr. tem conhecimento desta situação, mas nesses o Sr. não fala.
    Uma pergunta terá o senhor sangue da Etnia cigana nas veias? Acho que se deve ajudar os ciganos e não só, mas para isso também se têm de ver da parte destas pessoas algum interesse, para contribuírem para a sociedade, o que nunca verifiquei.
    Querem tudo, mas trabalhar, vou ali e já volto, está quieto.
    Agora responda como Técnico Social que é, já se importou com os velhotes desta terra que recebem reformas de merda e têm que pagar, água, luz, medicamentos e outros bens.
    Quero expressar muito claramente o seguinte, saiba o Sr. que muitas vezes este e outros executivos mandaram limpar o recinto dos ciganos, agora pergunto são os empregados da autarquia, isto é, os do estaleiros obra para toda a MERDA. Pois podia o Sr. pegar nas enxadas que lhe foram entregues e limpar o olival.
    E este povo que só fala, mas nada fazem para mudar as situações, também poderiam fazer uma manifestação junto da Autarquia para porém daí para fora pessoas como o SENHOR. QUE além do mais está a sujar a imagem de quem governa, e pondo em risco a carreira da DOUTORA LÌDIA, que tanto têm feito por este povo, hoje infelizmente posta num gabinete que nada de bom traz a ninguém.
    Queira responder o SR.ANDRÉ, ao seguinte acha bem um mediador num gabinete da Câmara ainda por cima cigano, pois através dele aí, mais lutas viram para quem estiver há frente dos destinos desta terra. E têm o SR. A responsabilidade de vir junto desta etnia afim, de lhe dar algumas aulas de ética para respeitarem os outros, mas ao SR. Sabe bem-estar um dia aí sentado no gabinete de ar condicionado ligado, em vez de vir para o terreno, fazer o seu trabalho.
    Talvez pudesse reflectir sobre a sua demissão.
    Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  24. Ora muito bem, li atentamente os comentários do Sr. André Correia e faço uma pequena análize aos mesmos, em primeiro lugar deixe-me dizer que o Sr. não deve viver na lua? como pode o Sr. defender tão afincadamente essa etnia quando os mesmo são os reis desta praça. Ordenados provenientes do RSI muito acima do ordenado minimo nacional, carros de alta cilindrada que nós não podemos ter, livros e alimentação nas escolas à borla e rendas de casa pagas pela segurança social.

    Como pode o Sr.vir para aqui cagar postas de pescada a defender esta bandidagem, que ainda por cima ofendem os cidadãos eleitos, não percebe que está em causa a segurança destas pessoas e de todos os que trabalham na autarquia? vem cá pouco é por isso que não percebe.

    Ponha-se a pau que já sabemos quem é, pode ser que os anti ciganos deste concelho, 6000 pessoas, lhe façam ver o que não entende.

    ResponderEliminar
  25. 23 de Julho de 2009 17:25 Ao Sr.quero só informar,que está mal informado estando dentro da Autarquia, pois esse sr. André Correia,segundo me informaram não esteve presente na riunião em Lisboa, mais pareci que esteve junto antes da Manifestação com os ciganos, daí as suas reações ao que se passou.

    ResponderEliminar
  26. Resposta: 26 de Julho de 2009 8:29
    Não basta seres atrasado,e ainda por cima és mentiroso!!
    O rapaz estava em Lisboa sim palhaço,quem te informou que não foi ninguem de certeza isso foi invencao tua boneco!!

    ResponderEliminar
  27. Em primeiro lugar importa esclarecer algumas pessoas que no dia 22 e Julho não estive nem em Lisboa nem na Vidigueira.
    O que sei foi-me relatado por uma funcionária da CMV.
    Mas sei o que aconteceu depois do episódio desse dia, na CMV, em que moldes se passou a reunião com algumas famílias ciganas.
    Em segundo lugar é importante que saibam que repudio a atitude daqueles ciganos que ameaçaram o presidente bem como alguns funcionários e algumas funcionárias da CMV. Mas se não fossem ciganos, a minha posição seria exactamente a mesma. Espero que isto responda à maior parte das insinuações que escreveram aqui neste espaço de comentários do blogue. Nunca incentivei nem iria incentivar atitudes de violência e agressão em quem quer que fosse.
    Estará alguém interessado em passar essa ideia? Bem, que o tente, se quiser.
    No entanto há um comentário - anónimo - que não pode passar em branco. O senhor ou a senhora em causa escrevem o seguinte:

    «E já agora que coincidencia foi esta dos ciganos fazerem este cagaçal todo, logo quando o Sr e a sua colega estavam em Lisboa?
    Foi esse gabinete que incitou os ciganos a este comportamento?
    Com que intenção?
    Sabe que pôs em risco a integridade fisica dos seus colegas?»

    É gravoso estar a acusar o GAIME de ter incitado qualquer comportamento, sem que tal seja verdade, para depois afirmar que o facto da integridade física dos colegas ter estado em risco resulta dessa atitude do gabinete.

    Ninguém no GAIME incitou fosse o que quer que fosse.

    ResponderEliminar
  28. Respondendo pessoalmente: desde 2006 que iniciei o meu trabalho de investigação sobre os ciganos no Alentejo, incluindo a Vidigueira. Apenas desde Março deste ano colaboro com a CMV na construção deste gabinete na tentativa de dinamizar o processo de inserção social das famílias ciganas, é disto que se trata. Conheço bem o terreno de que estamos a falar.
    Em relação a isto - porque algumas pessoas que me criticam neste espaço podem pensar que estou desatento a tais problemas - o que são assuntos-crime (roubos, tráficos, etc.) são da competência das autoridades policiais, GNR, PSP, PJ, etc e é por estas que devem ser resolvidos. Seja qual for a etnia. Espero que todos fiquem mais esclarecidos agora sobre a minha posição em relação a estes temas.
    Na minha visão - e foi o que afirmei na reunião do dia 23 - há um problema de expectativas nesta população. Em 2001 teve início um processo de realojamento, e a vidas destas pessoas foi completamente analisada, de alto a baixo, e quando lhes perguntavam quantos filhos tinham, quando ganhavam, nº de BI e de NIF, diziam-lhes que era para resolver o problema de habitação, mas esse processo parou sem qualquer explicação, fosse ela mais ou menos clara.
    Quem aqui escreve - e outras pessoas que aqui não escrevem e que existem também - podem concordar ou não concordar com esse processo, mas são factos. As pessoas não esquecem. Isto é a minha interpretação, claro. Agora não escrevam que estou a incitar alguém a fazer o que quer que seja, não façam confusões por favor,

    Estou a colaborar com a CMV neste projecto, darei o que tenho para dar neste âmbito. Não me peçam o contrário, pois não o farei.

    Indo ao pormenor das enxadas: concordo que digamos aos ciganos que podem limpar o lugar onde estão a viver. Mas isso teria que ser feito antes e em conversa com eles e não porque alguns deles foram gritar para a porta da CMV.

    A maioria somos nós, os não-ciganos. Não é o inverso. Ou os aceitamos e trabalhamos com eles, ou não. Se for este o caso, o melhor é arrumar as botas.

    Em lugar algum dos meus comentário afirmei que este executivo não fez nada. O que disse foi "até agora", precisamente porque "agora" começa a ser feita alguma coisa. O que eu disse foi que nunca se procurou resolver o problema como um todo, em todas as áreas ao mesmo tempo. É isso que neste momento a CMV (e o GAIME! também não separei um do outro) procura fazer. Mas em muito anos não foi feito.
    Do que sei, também me parece que este executivo está a dar passos que nunca foram dados antes. E isso é de louvar. Mas o problema em discussão no post anterior não era este, pois não?
    Até breve
    André Correia

    ResponderEliminar
  29. Ficou algo muito importante por dizer.

    Não acho correcto que quem usa água não pague esse consumo. Uma torneira dentro de cada casa - ou barraca - neste caso, talvez pudesse resolver o problema. Se a pessoa em causa não pagar, deve ser avisada, se não tiver nenhuma justificação para o não pagamento fica sem fornecimento de água. É isto que penso.

    Outra coisa. Se há aqueles - ciganos ou não - que não querem trabalhar, isto é querem viver à custa do RSI ou/e de actividades ilegais, também há os que, se tivessem oportunidade, iriam trabalhar. E onde estão essas oportunidades? Se existirem não nos devemos inibir de as propor às pessoas, sejam de que grupos étnicos forem elas. É isto que penso.

    A taxa de desemprego na Vidigueira ronda os 8%-10%, entre os ciganos é de 100%. A conjuntura actual não facilita a obtenção de trabalho, que possa dignificar em parte as pessoas. Mas a discrepância entre uns e outros é abismal.
    O processo de inserção social deve ser também no mercado de trabalho regular. É o que eu penso.
    AC

    ResponderEliminar
  30. O senhor Andre não está a par da realidade dos ciganos na Vidigueira, eles até estão bem inceridos,não fazem nenhum, em questão de trabalho ,porque em questão de espediente são profissionais, vendem CDs,vendem DROGA,vendem T´shes,aproveitão tudo o que é formação e subsidios,sabem toda a legislação para ir buscar o dinheiro dos contribuintes que trabalham,desde mães solteiras a mais de três filhos sabem-na toda è só familias numerosas,eles coçam os ditos cujos e esploram-nas a elas como escravas ,É ISTO QUE TU LHES ENSINAS ?

    ResponderEliminar
  31. Resposta: 26 de Julho de 2009 8:29. Em resposta a este sr. acho que deve um pedido de desculpa.
    Como mencionei, e estava certo o SR.º André não estava em Lisboa na Reunião. E agora sim Senhor André está de parabens pois teve uma atitude de HOMEM. Mas vamos ver se vai conseguir por estas pessoas a trabalhar, espero mesmo que sim. Pois sou a favor da igualdade, tanto nos direitos como nos deveres.

    ResponderEliminar
  32. Obama soube hoje que estas de ferias no Algarve,assim é que é,mocoilo valente!!!

    ResponderEliminar
  33. que vergonha de vidigueirenses estes que aqui escrevem! Realmente com pessoas feitas desta massa e com tanta inveja, a Vidigueira vai demorar muito a evoluir.
    Muitos parabéns à autarquia por ter dado um passo digno de pais de primeiro mundo, só é pena estar a trabalhar para munícipes (REFIRO-ME AOS QUE AQUI ESCREVEM), que não são dignos do esforço. É assim que se constrói um pais pequeno, feito de gente sem espinha dorsal.
    Quanto à Camara Municipal, é pena não saber aproveitar melhor a iniciativa de criação do Gabinete. Quem dera a muitos outros municipios terem tido essa oportunidade politica.
    Pois é, parece que o Sr. André é agora o alvo, pelo menos até agora é o unico que se identifica. Os outros continuam a fazer parte de uma massa escura e desinteressante, sem rosto, com medo, sem verticalidade.
    Se estão em casa, e se a Vidigueira é de facto a vossa casa, seria bem mais interessante sairem do anonimato.
    Até agora o que aqui li é reflexo de puro racismo e discriminação!
    Mais vale mesmo que fiquem todos não identificados, seria muito displante ter opiniões tao racistas, e usa-las como bandeira. Sim, mais vale a vergonha.
    O nome é Cristina Sousa, branca, portuguesa e moro no Alentejo.
    Defendo a igualdade de oportunidades e o justo tratamento de todos os seres humanos.

    ResponderEliminar
  34. Hoje, com o devido distanciamento face ao chorrilho de ameaças e acusações pessoais, que não admito a ninguém, agravado pelo facto de se esconderem atrás de anonimato. Mas como é este o mundo a blogosfera...

    Em resposta ao anónimo (27.07.09; 14h49), porque é que acha que eu devo um pedido de desculpas, ainda por cima a outra pessoa? Porque é que o senhor responde por outras pessoas? As minhas intervenções (e silêncios) serão sempre de homem e com o meu nome. Não jogo, de certeza, no campeonato das acusações e das ameaças.

    Por falar em ameaças. O senhor que deixou a seguinte tirada:
    «Então um ultimo reparo!
    Se dentro da Câmara eu for agredido por algum cigano o primeiro que vai levar um murro no focinho é o Sr.»
    saiba que responderei à altura. Pense nisso, e tente não confundir pessoas com animais, isto é caras e focinhos.

    Há uma outra pessoa, Nicole, que entre outras coisas achou uma seca o que eu escrevi. Sabe, eu gosto de ver os problemas de forma complexa... como eles são. Se a minha intenção tivesse sido sintetizar as ideias, era isso que tinha feito. Acontece que não estava a tentar expressar ideias minhas, mas a defender-me de ataques pessoais e profissionais e isso exige muita tinta.

    Para terminar, já que toda esta celeuma se levantou por causa de ameaças dos ciganos ao presidente e a funcionário da Câmara, o que pensar da seguinte frase?
    «Ponha-se a pau que já sabemos quem é, pode ser que os anti ciganos deste concelho, 6000 pessoas, lhe façam ver o que não entende.»
    Se alguém quiser conversar, pessoalmente, saio às 17h30/18h.
    Muito obrigado

    ResponderEliminar
  35. Pela última venho a este BLOG. Mas dizer ao Sr.º Obama, que não seja manipulador com os comentários aqui feitos, pois quando chamam nomes a alguns como palhaços e outras coisas mais o Sr.º Obama púlbica no seu blog. Quando a outra parte responde o Sr.º Omite.
    Não é de certeza uma pessoa de caracter. Espero que públique este, de qulquer forma irá ver o meu desagrado. Até gostava deste blog, mas para mim chega.Porque hás vezes até dá a imperssão que é o Sr. que ofende as pessoas, mas no anónimato.

    ResponderEliminar
  36. no meu percurso de vida, nunca tive grandes oportunidades de me cruzar com a cultura cigana. Confesso que não sei muito sobre o assunto, talvez porque já há um estigma tão entranhado na nossa história cultural que o mais comodo é ser-se indiferente, fechar os olhos a este assunto e até ignorar. Porque dá trabalho estar disposto a entender, e a ultrapassar o perconceito já enraizado na cabeça. Tenho o prazer de conhecer o andré e a sua paixão, respeito e dedicação a esta cultura que nos traz tanta discordia (simplesmente por ignorância). Aprendi com ele a ver o outro lado desta cultura tão rica, das coisas que não vemos e também não queremos ver. Simplesmente por ignorância, por falta de tolerância, por culpa da sociedade de um modo geral. Aprendi com ele a respeitar e a entender o seu modo de vida, que temos de respeitar que é diferente. Como o modo de vida de um brasileiro, de um judeu, de um indiano, de um negro, de um alentejano ou de um portista. Somos todos diferentes, com hábitos diferentes, com ritmos e formas de vida diferentes, mas somos todos iguais na nossa essencia?
    Por questões politicas ou não, os ciganos só são notícia pelas razões mais negativas. Roubos, assaltos, violência, droga, morte. E o resto? Não interessa? Vamos discriminar? Vamos pô-los todos no mesmo saco e classificá-los como marginais? Sem de facto conhecer o outro lado? De facto são marginais. Entenda-se malginal como a algo que está ao lado, à beira ou à margem. E alguns estão! Com tanta informação que nos chega por tantas vias, há coisas que temos que questionar, que pesquisar, e que entender de uma forma mais directa, e mais racional. Temos que ir mais além, e não ficar com respostas que já são processadas. Todos sabemos que há situações delicadas na cultura cigana, que há violência, que há “abuso de poder”, que há pessoas que se fazem de vitimas, mas não haverá isso tudo num branco? Ou pior ainda? E por isso vamos deixá-los à margem? Há que ser tolerante. Concordo com a cristina sousa, “ Mais vale mesmo que fiquem todos não identificados, seria muito displante ter opiniões tao racistas, e usa-las como bandeira. Sim, mais vale a vergonha.”
    O nome é catarina perdigão, branca, portuguesa e moro em lisboa.
    Também eu defendo a igualdade de oportunidades e o justo tratamento de todos os seres humanos.

    ResponderEliminar
  37. Alguém sabe quem é Dr. Carlos Manuel Soares Miguel?
    é presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, e CIGANO!!!!!!

    ResponderEliminar
  38. Todos aqui procuram ter razão... Mas parece-me que ninguém a tem na totalidade. E talvez eu também não a tenha.

    Se é verdade que os ciganos não são todos iguais? Sim, é verdade. Há ciganos que até são pessoas dignas? É verdade. Vivem na miséria? É verdade (Mas se vendem-se os BMW’s podiam comprar comida ou investir numa casa…). Alguns gostariam de se integrar em sociedade? Talvez… Mas também é verdade que esses são a MINORIA, e que a MAIORIA só pretende viver da exploração do governo, da trafulhice e do crime! E dentro desta maioria enquadram-se os ciganos da Vidigueira, nomeadamente os que vivem por trás do Castelo (já para não falar dos que vivem ao pé da ETAR…). Se calhar está-lhes na massa do sangue, como se costuma dizer, ou então é só porque o facilitismo é o caminho mais curto.

    Tentar fazer alguma coisa por eles? Talvez… Mas e as dezenas de pessoas, não ciganas, que tentam ter uma vida decente, dentro das regras e não conseguem, que apenas conseguem ganhar para o dia a dia?! Para mim são muito mais importantes do que os que não desejam fazer nada por eles próprios e que apenas querem estar sentadinhos à espera de rendimentos.

    Se quiserem ver um bom exemplo de que realmente existem ciganos esforçados (um esforço mínimo, mas esforço) em integrar-se, mas que há outros que nada querem fazer (e ainda nos fazem de parvos), podem assistir a esta reportagem da SIC:
    http://sic.aeiou.pt/online/noticias/programas/reportagem+sic/Artigos/Primeira+casa.htm


    Já agora, serão os mesmos bichos que atemorizam os ciganos que não permitem que as autoridades competentes façam o seu trabalho e desmantelem aquela rede de tráfico que ali está??! Os senhores do narcotráfico devem ter muito medo de cobras e afins…

    Chamem-me ignorante ou racista. Mas não me venham dizer que estes ciganos da Vidigueira merecem ajuda porque não merecem.

    ResponderEliminar
  39. Resposta: 26 de Julho de 2009 8:29. Em resposta a este sr. acho que deve um pedido de desculpa.
    AO SR ANDRÉ, pois quem devia pedir desculpa não era o SENHOR, era o anónimo acima indicado, que ofendeu chamando nomes isso o que ele é.
    Mas agora também digo ao SR. que se estivesse no seu lugar, estaria calado em vez de estar a desafiar as pessoas. Como uma pessoa de PAZ que julgo que seja,deve saber estar no seu lugar, e demonstrar perante as pessoas que é passifico, e que faz o seu trabalho,e como lhe disse espero muito sinceramente que o consiga. Pois seria melhor para todos.
    Como disse e torno a dizer sou a favor dos dereitos e deveres.
    Espero que o senhor o seja também.
    E pense com calma, não esteja desafiando mais violência, pois penso que chega, assim só fará com que as pessoas mais se revoltem contra si.
    É deficil para as pessoas desta terra que tantas deficuldades têm, verem este tipo de ajuda para quem também nada faz, e que tudo exegem.
    Espero que fique bem, que tudo de bom, lhe aconteça mas faça uma reflexção sobre tudo o assunto.
    Passe bem.

    ResponderEliminar
  40. vejam bem o que o andré correia anda escrevendo no seu blog...

    http://romaplatform.blogspot.com/

    óoo jovem, põe-te daqui a andar, o que é correcto para ti é darem casas aos ciganos, agua grátis, electricidade grátis, rendimento muito superior ao ordenado mínimo e depois andarem em bons carros, isentos de impostos, só falta cagarem em cima da gente que matamo-nos a trabalhar para esta gente gozar da vida, há e sabes na minha casa quando as ervas crescem sou eu que limpo o pasto tão mas queres jogar areia pro olhos de quem? parola

    ResponderEliminar
  41. não me venham dizer que pessoas como a que escreveu o post de 29 de Julho às 5:15, merecem justiça social ou ter uma vidinha calma, porque não merecem.
    é gente racista e discriminadora, que não merece justiça social, nem reconhecimento. E sabem porque? porque vivem egocenticamente para o seu umbigo. Porque não são solidários e não lhes interessa as MINORIAS.Porque não olham a meios para conseguir a sua paz... se para isso tiverem que ser racistas e mal tratar uma etnia inteira, é isso que farão. Gente menor, pequena, sem escrupulos, e que realmente é uma pena não fazer parte de uma minoria.
    Gente que acorda de manhã cedo, vai todos os dias trabalhar, desconta, paga impostos, e não tem mais nenhuma atitude na vida. Passa-lhes ao lado sem o minimo incomodo, os que não têm oportunidades, que não conseguem vencer na vida, os excluídos. Pensam para si: Esses é melhor varrê-los para outra rua, para ver se a rua não fica suja, não é? "Que despareçam e vão viver para outros cantos, principalmente longe de mim."
    Que bela atitude e sentido de sociedade. É aí, nessas atitudes,neste fraco sentido comunitário, que os brancos e os ciganos são iguais: há de tudo, gente boa e gente má.
    Eu aqui só me preocupo em separar o trigo do joio: que nunca niguém se lembre de pensar que eu e estas pessoas que aqui escrevem(a que julgam uma etnia inteira com base em 3 ou 4 pessoas)que puderemos ser iguais, uma vez que somos todos não ciganos, brancos e alentejanos.

    ResponderEliminar
  42. Muito se fala em ciganos e muitos são defensores de melhores condições para estas gentes. Vemos aqui neste blog testemunhos exastivos sobre o facto. No meu entender eos mesmos são de tecnicos bem remunerados, que vivem muito longe da realidade do dia a dia e estão muito longe de conviverem directamente nestas vilas e aldeias com a ciganagem. Como já foi aqui dito e bem por muitos anónimos, essa gente gente está mais que integrada, bom vencimentos provenientes do RSI, não fazem ponta de um corno, carros de alta cilindrada, venda de droga e montes de notas no bolso.

    Agora pergunto eu, terá de ser a autarquia da vidigueira a resolver o quê? habitação construída com os nossos impostos? que exemplos temos de disso no alentejo? Beja, Moura e Reguengos, onde esses parasitas destruiram o que foi feito para eles e plantaram coentros na banheira!

    Pelo amor de deus! sejam prudentes nos comentários e deixem essa ciganada andar como querem, à solta, comprem propriedades no campo para fazer a porcaria à vontade e vosses vão passear para a vossa cidade e deixem da mão os cidadãos deste pequeno mas trabalhador concelho.

    ResponderEliminar
  43. senhor andré correia, pergunto com tanta defesa, pelos ciganos lanço-lhe um apelo, porque não os leva a todos para a sua casa, assim já tem tecto o podem pagar as contas..

    ResponderEliminar
  44. Em resposta ao anónimo das 29 de Julho às 5:15, Pois isto é a minha resposta, trabalho todos os dias pagos impostos e muito mais.
    E saiba que me preocupo com os que estam mal na vida e muita gente tenho ajudado o que me dá emenso prazer. Como referi muitas vezes sou a favor da igualdade, com direitos e deveres,pergunto o que não entende, acha bem que os jovens folhos desta terra, paguem água, luz, emprestimo Bancário e cheguem ao fim do mês contando os tostões que tem no bolso. Para esses não se exige um bairro social. ´Desses o sr ou sr.ª, não fala.O que eu digo é em vez de gastarem dinheiro em bons carros, investam esse dinheiro numa casa, mas estes preferem fazer-se passar pelos cuitadinhos. É pena, pois por aquilo que vejo está longe dos problemas desta terra. Lá que se deia aos ciganos tudo bem, mas que se fale também num bairro social para os não ciganos, por acaso tem conhecimento de que alguns jovens mudam de casa constantemente, sabe porquê, por arrendas serem elevadas e depois não conseguem pagar e aí rua.
    Pense e veja, não tem um familiar que secalhar precisava de uma casa social.
    Passe bem, e mais lhe digo não sou nem nunca fui racista, mas sim realista o que é deferente, entenda se quiser.

    ResponderEliminar
  45. pois muito bem falam falam, mas como é que este senhor "André Correia" chegou à CMV, como muitos outros foi o Sr. Presidente Manuel Narra que o lá colocou em estágio pelos Bombeiros, e agora não quer saber do trabalho que ele faz, ao que me parece o André será neste momento a pessoa mais bem informada sobre os ciganos do alentejo, o seu trabalho tem sido importante, se calhar se o seu papel fosse mais importante e com a ajuda da Dr. Lidia que é uma boa assistente social, mas que o Narra a colcou na prateleira, talvez os problemas dos ciganos se resolvem-se de uma vez por todas.

    ResponderEliminar
  46. Vivam
    dois apontamentos:
    1- recordam-se da antiga placa que nos acolhia à entrada de cada localidade do concelho da Vidigueira: "Terras de Pão, gentes de paz"? Pois então...
    2- A minha experiência (de paz) com os ciganos da Vidigueira durante dois anos vem aqui relatada http://www.escoladocastelo.blogs.sapo.pt/arquivo/2006_02.html
    e digo-vos mais. Se tivessem outras oportunidadas (como alguns de nós (nao)tiveram) haveria de tudo: jogadores de bola, jornalistas, pedreiros, burlões, banqueiros corruptos, bailarinos, etc....Perdemos todos com discriminações recíprocas.
    O André é um homem bom e de paz. Eu estimo-o muito e deixo aqui o meu abraço para ele e todos os vidigueirenses de paz.
    F3rnandoM01ttal

    ResponderEliminar
  47. É pena que se tenha chegado ao estremo de uma situação complicada, para isso não é necessário, tanta ofensa, cada um é como é.
    Para que se viva de bem para com todos, temos de nos saber respeitar. Se não como é que alguém tem razão.
    Eu próprio sou a favor que se ajudem os ciganos, mas isso é uma obra muito complexa infelizmente, melhor que eu, ninguém conheci os ciganos, dou-me bem com todos, ajudo-os quando posso, mas muitas vezes falo com eles e lhe digo que não é perfeito falarem da maneira como falam. Peço desculpa mas vou utilizar os termos, caralho foda-se, e outros mais isto diante de toda a gente mulheres e crianças.
    E que me desculpem se a linguagem utilizada não for a melhor, mas aqui tenho de deixar bem claro uma coisa, ajudar sim mas com conta e medida. Quanto a limpeza do olival, posso dizer que varias vezes já o fui limpar até sozinho, por isso não posso concordar que este não tenha sido limpo. Quanto aos baldes do lixo também se lá foram por muitos, é pena que eles os levem para dar água aos cavalos, melhor que eu ninguém conheci a etnia cigana.
    Mas eles também tem que aceitar, a nossa cultura como nós as deles e só assim haverá certamente respeito por ambas as partes, imaginam o que é eles próprios despegarem o lixo no chão, fraldas cagadas e os cães andarem comendo, merda dos cavalos em frente as portas das pessoas que ali moram, eles também nada fazem para que sejam aceites pela sociedade, isto para não falar das crianças que ali moram quando há tiroteio que tem medo de vir para a Rua. Poderia dizer muito mais mas fico por aqui. Estou disponível para ajudar este e qualquer Presidente da Câmara para a resolução deste problema que não é fácil para ninguém.
    Mas não digam que o Presidente nada faz, porque alguma coisa tem feito nesta área Roma e Pavia não se fez num dia. Por isso digo aqui claramente quando ardeu a barraca da Cigana quem mandou construir uma. O Presidente mais o Vereador Teles isto para que se saiba que alguma coisa se tem feito, cada coisa a seu tempo.
    Quanto ao Sr. André acho que deveria ficar no projecto e levar isto com um pouco de calma.
    Pois acredito que nas futuras gerações ciganas será deferente mas irá levar tempo, muito trabalho há a fazer.
    Muitos saberão quem sou outros não, mas peço que todas as partes tenham calma, pois nós Vidigueirenses são conhecidos por um povo hospitaleiro, que recebemos toda a gente na terra de braços abertos vamos honrar isso.

    ResponderEliminar
  48. ANTÓNIO DE OLIVEIRA SALAZR VOLTA ESTÁS PERDOADO!!!

    ResponderEliminar
  49. Ao Sr. Dr. André Correia, deixe-se de conversa e vá mas é trabalhar...

    ResponderEliminar
  50. Vejo pessoas chegarem sem nada a este país ou com um contrato de trabalho miserável e ao fim de uns anos estão integrados no sistema e conseguem alguma estabilidade na vida.
    Os CIGANOS aos anos que cá estão e com os milhões de euros que ja receberam de apoios a tudo e mais alguma coisa só não têm uma uma casa e despesas como as pessoas normais porque não querem. O dinheiro que recebem não é suficiente para alugarem uma casa, fazerem formações e terem um trabalho? Bons carros já eles têm.
    Existem pessoas que deram o seu contributo para o País e subrevivem com muito menos.

    ISTO É VERGONHOSO

    ResponderEliminar
  51. o sr. anónimo de 2 de agosto às 9:53 está mesmo roído de inveja! talvez quisesse também ser cigano... mas pelos vistos a vida não lhe deu essa sorte!
    que bom que era ter um bom carro e não fazer nenhum!
    acalme-se....feche os olhos e sugiro até que respire fundo!
    tenha calma.

    ResponderEliminar
  52. Perante os "andrezinhos", e os "vá mas é trabalhar", entre outras coisas obviamente limitadas, apenas me ocorre o silêncio.
    À observação mais pertinente, o problema de ir com calma é precisamente o de agravar o fosso que já existe a nível social. Se nada for feito para alterar o curso dos acontecimentos... a manutenção da desigualdade tende a agravar as diferenças sociais, é um lugar comum.
    Algumas das pessoas que aqui escrevem - não são todas - pretendem precisamente agravar a visão discriminatória: para estas todos os ciganos andam de BMW (indevidamente), todos os ciganos traficam. A pergunta pode manter-se: serão apenas os ciganos que o fazem? Estávamos nós muito bem se assim fosse. Mas não é.
    Como a maior parte dos comentários se situa noutro nível, apenas comentarei alguns.
    Como é óbvio - ou deveria ser - as retaliações políticas e partidárias têm ou deveriam ter como alvo quem está envolvido nesse campo, que não é o meu caso. A instrumentalização política da minha passagem como antropólogo pela Vidigueira é o limite.
    Eu estou fora dessa dança.
    Desejo um bom trabalho à Lídia, no Gabinete de Apoio aos Imigrantes e Minorias Étnicas da CMVidigueira.

    ResponderEliminar
  53. Olá Sr. Dr. André Correia!
    Gostaria de questionar vossa ex, em dois aspectos. 1 O que é que o senhor tem a ganhar ao estar a ajudar pessoas, que deveriam ser portugueses tal e qual como eu sou? Uma vez que nunca os ví pagar nenhum tipo de impostos. Eu não quero que eles vão embora! Gostaria sim que trabalhassem como TODOS nós trablhamos no dia a dia, para comer e pagar as nossas despesas. Mas já os ví a receber aos 1500 Euros, no balcão dos CTT desta Vila. 2 O que é que a comunidade VOS dá ao representantes do Gabinete de Apoio aos Imigrantes e Minorias Étnicas da CMVidigueira, uma vez que os Sr.º os defende com tanat convicção? Quem lhe dá a sí sou eu e tantos outros portugueses que cumprem as leis deste país. Queira vossa Ex. Dr.º André Coelho por a mão na conchencia e ver os ideais que defende pois parece-me que está um pouco baralhado.

    ResponderEliminar
  54. Sr. Caminhos Jovens esclareça por favor melhor as perguntas porque nao consigo entender esse portugues macarrónico...dahhh

    ResponderEliminar
  55. No essencial percebe-se o que o sua alteza "Caminhos Jovens" pretende. Primeiro, com a linguagem rebuscada, criar afastamento entre quem pergunta e quem responde. O que é perfeitamente desnecessário aqui, pois eu não o conheço, nem poderei vir a conhecer pela forma como se apresenta. Por esse motivo, a distância já existe, não precisa de a verbalizar, torna-se repetitivo para quem lê. O meu nome é André, está à vista, pode tratar-me pelo nome próprio, se assim o quiser.
    Em segundo lugar falha redondamente este objectivo: querer assumir e sugerir que os portugueses ciganos não são portugueses. Faça o Sr. (e outros) o que fizer são-no. Pode é não gostar da condição deles. Isso é outra coisa, bem diferente. Mas porquê atacar estas pessoas em particular, enquanto grupo? Esta é que é a pergunta à qual importa responder.

    Se o senhor me diz que "os ciganos" - em geral - não pagam impostos, primeiro urge tornar claro quantos têm trabalho "normal" (contrato, 14 meses, com subsídio de férias e natal) quais são as suas reais oportunidades de emprego, pois não faz qualquer sentido colocar o problema tão adiante. Depois, o dinheiro ganho nos trabalhos sazonais (vindima, etc), que muitas pessoas que não pertencem a este grupo étnico, também fazem em Portugal e/ou Espanha (conheço várias em Portel, em Moura, em Estremoz, no Vimieiro, em Castro Verde...) não é tributado por ninguém. Deve saber deste fenómeno tão bem como eu. Quer discutir isto? Tem alguma dúvida? Espero que não.
    E certamente sabe - eu sei, como antropólogo conheço os dados disponibilizados pela Segurança Social e basta ter lido jornais para estar a par destas informações - que nada indica que os ciganos sejam quem mais usufrui indevidamente do apoio social Rendimento Mínimo. Também quer discutir isto, ou podemos avançar? Há dados, números, estão contabilizados, valerá a pena insistir neste preconceito? O que é que isso lhe dá a si, identitariamente falando? Ter "outros" ao seu lado a viver na lama? E tentar afundar ainda mais essas pessoas? Qual é o seu ganho identitário?
    Pode estar é a querer generalizar uma outra coisa: que todos os ciganos, enquanto grupo, são "ladrões", "interesseiros", "criminosos", etc. Mas porquê generalizar isso? Certamente não os conhece todos, eu também não. Pois se assim é, só tem uma coisa a fazer: denunciar os casos que conhece, ou dos quais tem alguma convicção que sejam casos crime. Nem a mim resta outra solução, e já tive que dar o meu parecer a este respeito enquanto especialista. Como vê, não é uma questão de convicção. (Só uma nota: TANAT, como o Sr. escreveu por um infeliz lapso em vez de TANTA, quer dizer MORTE; há efectivamente convicções de morte e que levam à morte e ao extermínio de alguns povos por outros povos, e a morte social e cultural existe)
    Como ambos sabemos, os traços da personalidade dos seres humanos estão bem distribuídos, e não olham nem à etnia, nem à cor, nem à altura, nem ao peso. Pense, por exemplo, num senhor chamado Madoff. Será o único "engravatado" a lesar o mundo - porque os recursos são limitados - para encher os seus bolsos? E acredita que em Portugal não existem muitos "Madoffs" que, mal podem, lesam o Estado e todos nós, em valores incomparavelmente acima daqueles que o Sr. diz que "os ciganos" fazem ao ir levantar 1500 euros aos CTT? (Já agora, se sabe que família de que fala o faz indevidamente, denuncie, é o seu dever, todos agradecemos). Sabe que o apoio social que recebem nos CTT varia e não é eterno. Mas só importa é saber se é indevido, porque se não o for, estão apenas a fazer exercer um direito seu. E quem fala indevidamente é o Sr. Sejam ciganos, ou não, neste nível dos apoios é completamente indiferente. [CONTINUA...]

    ResponderEliminar
  56. Enquanto maioria que somos (com todas as ligações aos órgão de poder que isso implica), temos a responsabilidade de ter um olhar social para as nossas minorias como grupos que, por diversas razões, ficaram bloqueadas no mesmo processo em que outros, nós os não ciganos neste caso, conseguimos, uns melhor outros pior, progredir. Ninguém vive sozinho.
    O cerne da questão: o Sr pode estar a atacar prejudicando estas pessoas enquanto grupo, ao pensar que está a falar do "Manel" ou do "Zé" ou da "Miquelina". Se realmente quer generalizar pegando apenas nestas questões, concluo que está de má-fé e que se tratam de actos excessivos da sua parte.

    Por último o Sr. questiona a minha convicção ao defender os ciganos enquanto minoria. Pois bem, não respondendo à sua subtil sugestão de que "a comunidade" dá qualquer coisa ao GAIME (porque não merece mais atenção que isto), eu trabalho e desconto e tenho todo o direito - como o Sr. também tem - de decidir onde quero o meu dinheiro aplicado, e neste caso é nas políticas da identidade. Sabe do que se trata? Se não sabe, informe-se e oportunamente hei-de discutir o assunto consigo, com muito gosto.
    Sabe, não sou eu que estou baralhado, o Sr. é que me parece mal informado ao discutir este tema.
    As "bocas" que me dirigiram, como por exemplo "vai para a tua terra" (sendo eu português), "vai trabalhar" (como se eu não o fizesse desde os 16 anos), indicam preciosamente que este problema é um problema acima de tudo identitário; são argumento vazios de conteúdo, mas cheios da raiva de quem se sente ameaçado. Pois que fique claro que é necessário penetrar mais no assunto e não ver tudo como "ataques" entre pessoas, de facções políticas diferentes. Quando não se quer olhar a fundo, evita-se, joga-se a bola para a frente. Como deve saber eu não vivo e nunca vivi na Vidigueira (embora goste de aí estar), mas trabalhei aí enquanto antropólogo desde 2006. Não me interessa de todo, como deve adivinhar, prejudicar seja quem for, não é o meu estilo. Apenas trabalhei aí com objectivos claros: ajudar as únicas pessoas que vivem nas barracas a viverem uma vida melhor, primeiro durante a fase de investigação, posteriormente no GAIME da Câmara. Poderão existir algumas pessoas que, aí, confundam os seus percursos políticos e de cidadania, mas não é, estou certo, o meu caso. Não sei se é o seu porque não o conheço, mas eu sei o que fiz e o que não tive oportunidade de fazer por motivos que me foram alheios. Eu sei que o GAIME foi exposto e indevidamente atacado como nunca devia ter acontecido. Tem força para continuar, o que é de louvar. Eu saí, sem condições para continuar a trabalhar. Não ficaria nem mais um minuto, sabendo que havia a intenção de prescindir dos meus serviços.

    Atenciosamente
    André Correia

    ResponderEliminar
  57. É isso mesmo André, nao acrescentaria uma vírgula ao que escreveste. Bem hajas, força, continua de cabeça erguida, pois só tens razões para tal, enquanto ao serviço da autarquia sempre fizeste o melhor que sabias e que estava ao teu alcance... Alguem que sabe e comprova o que esta a dizer, mais uma vez bem hajas.

    ResponderEliminar
  58. Eu sou cigano moro no porto estou no 12ano vou tirar uma licenciatura e pago os meus impostos parem de falar mal dos ciganos, como em todas as raças existem as pessoas X e as pessoas y agora não venham dizer que são todos da mesma maneira e outra coisa a maioria dos beneficiários do rsi são não-ciganos,eu conheço ciganos honestos e não honestos como também conheço senhores honestos e não honestos, o segredo é não generalizar e quando falarem em ciganos não digam todos mas sim alguns.

    ResponderEliminar